Afta na boca como tratar, causas, remédios


Veja como tratar uma afta com soluções caseiras ou remédios, conheça também quais as causas mais comuns da afta e o que fazer para evitar o aparecimento das mesmas.

A afta é uma ulcera, ou ferida, que pode surgir em qualquer ponto da cavidade oral, ou seja, a afta poderá aparecer nos lábios (mais comum), na gengiva, na garganta, na úvula ou na língua. É caracterizada como uma lesão que pode ser amarelada ou esbranquiçada, no geral a afta é oval e tem um aspecto raso e liso, desta forma não apresenta bactérias, sinais de inflamação ou pus.

afta na boca lesao 300x225 Afta na boca como tratar, causas, remédios

A lesão da afta na boca pode aparecer em toda cavidade oral

O tamanho da afta na boca pode variar, desde pequeno até grande, o mesmo podemos dizer do número de feridas, que podem ser únicas ou múltiplas. Dificilmente você encontrará uma pessoa que nunca teve afta, estudos mostram que cerca de 20% da população sofre com a recorrência de aftas.

A Afta é comum em adolescentes e adultos jovens e tendem a desaparecer com o passar dos anos, apesar de não representar um problema grave a afta é uma lesão dolorida que pode atrapalhar em diversas atividades comuns como a fala ou a ingestão de alimentos, por isso você deve saber como se tratar caso apareça uma dessas lesões em sua boca.

O que causa a afta?

A lesão da afta na boca não é contagiosa, porém, não existe uma causa especifica para o aparecimento das mesmas, o que se observa é que no geral pessoas que sofrem com afta estão com algum problemas no sistema imunológicos, e algumas ações podem servir como ativadores da afta, veja quais são:

  • Alto nível de estresse;
  • Poucas horas de sono;
  • Bactéria Helicobacter pylori (que causa a ulcera gástrica);
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Traumas e mordidas no local;
  • Alimentos como chocolate, café, refrigerantes, tomates e abacaxi;
  • Cigarro;
  • Alterações hormonais;
  • Deficiência de vitaminas e minerais (Vitamina B12, C, Zinco, Ferro e acido fólico);
  • Consumo de remédios anti-inflamatórios (aspirina, Atenolol, Rapamicina, Metotrexate).

Como tratar a Afta, Remédios indicados

No geral a afta na boca e sua lesão costuma durar cerca de duas semanas, e desparece sem deixar nenhuma cicatriz, mas alguns medicamentos podem ajudar na cicatrização da lesão, no geral médicos recomendam dois medicamentos distintos, são eles:

  • Amlexanox;
  • Acetonido de triancinolona.
afta na boca Afta na boca como tratar, causas, remédios

O uso de remédios para tratar a afta podem acelerar a cicatrização

Para quem não deseja fazer uso de um destes medicamentos é possível encontrarmos tratamentos caseiros para afta, porém, é preciso cuidado na hora de aplicar qualquer substancia na área da lesão para não agravar a situação, dentre as alternativas você poderá:

  • Aplicar na região com auxilio de um cotonete uma solução de água com água oxigenada (10 vol.);
  • Fazer bochecho com uma solução de leite de magnésia (uma colher) ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.

Vale lembrar que se você aplicar diretamente álcool ou bicarbonato de sódio na região da lesão poderá aumentar ainda mais a dor, pois essas substancias são abrasivas por isso sempre dilua em água e não engula a solução.

Utilize esses métodos e saiba como tratar uma afta na boca, porém, caso a afta volte com frequência mesmo que em outras áreas da cavidade oral é recomendável que você procure um médico especialista que poderá avaliar o caso, fazer exames para identificar outros problemas ou indicar um bom tratamento.



Veja também:

Tatuagem feminina, cuidados e fotos
Cremes de hidratação para cabelos caseiros
Tatuagens Masculinas Modernas, Fotos e Modelos atuais
Plástica Capilar Funciona? Alisa o cabelo? Entenda!




Receba notícias sobre Afta na boca como tratar, causas, remédios no seu e-mail!
Insira seu e-mail:




1 comentário

  1. ELZA TEIXEIRA BARBOSA says:

    JÁ FAZ ALGUNS ANOS QUE SOFRO COM AFTAS, EM MINHA BOCA,JÁ FUI AO MEDICO VARIAS VEZES COM ESTE PROBLEMA MAS,NUNCA ENCONTRARAM A SOLUÇAO, PRECISO DE AJUDA OBRIGADA.

Comente