Alimentos que contem ferro, os melhores alimentos

Nossa alimentação deve ser cada vez mais natural, devemos consumir cada vez mais os minerais e as vitaminas encontradas nos alimentos naturais, trazendo mais benefícios para a sua saúde. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o ferro, onde ele pode ser encontrado, quais seus benefícios e vantagens para a nossa saúde.

O que é o ferro?

Para quem não sabe, o ferro é um mineral essencial para a nossa saude, para o bom funcionamento do nosso corpo, ele atua diretamente nas células sanguíneas, ajudando no transporte e também, no armazenamento do oxigênio nas células, estão diretamente associado à produção de energia pelo nosso corpo.

Mesmo sendo um mineral essencial para o nossos corpo, é muito comum muitas pessoas sofrerem com a ausência do mesmo.

Importância do ferro para a saude

A falta de ferro no organismo provoca diversos sintomas como:

  • Fraqueza,
  • Cansaço,
  • Falta de apetite,
  • Dificuldade para concentração,
  • Queda de cabelo,
  • Anemia.

E por isso mesmo o consumo dele é tão importante e tão essencial para a nossa vida. Hoje em dia, é possível encontrar duas formas de ferro, o ferro heme, que é encontrado em produtos de origem animal, e o ferro não heme, encontrado em alimentos de origem vegetal.

Melhores escolhas de alimentos com ferro

Existem diversas opções de alimentos que contem grandes quantidades de ferro, porém, entre eles, podemos destacar:

  • Carne vermelha
  • Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve
  • Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
  • Tofu (queijo de soja)
  • Algas, como kombu e wakame
  • Cereais integrais, como aveia e quinoa
  • Castanha de caju
  • Sementes de gergelim e abóbora
  • Melaço da cana
  • Açúcar mascavo
  • Coentro
  • Uva passa e damasco secos são exemplos de frutas ricas em ferro

Como melhorar a absorção de ferro

O ferro muitas vezes mão é bem absorvido pelo nosso organismo, por isso mesmo, existem algumas dicas que vão facilitar essa absorção, como por exemplo, os cereais integrais e as leguminosas, deixe-as de molho na água por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a reduzir o teor de ácido fítico nesses alimentos, que prejudica a absorção do ferro.

Além disso, a vitamina C auxilia na absorção do ferro, então, inclua ela na sua alimentação.

Evite consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.