Animais em extinção no pantanal


O Pantanal brasileiro é rico em fauna e flora, porém, devido a muitos fatores diversos podemos encontrar muitos animais em extinção no Pantanal, confira quais animes tem sérios riscos de extinção.

O Pantanal é uma área com mais de 250 mil km², situada em grande parte no Mato grosso e Mato Grosso do sul no Brasil, e também no norte do Paraguai e a leste da Bolívia. Alagada em sua maior parte, o Pantanal também é constituído por paisagens diversificadas, com animais diversos, plantas rasteiras, e muita, muita água.

animais em extincao no pantanal 300x199 Animais em extinção no pantanal

Arara Azul - Animais em extinção no Pantanal

Os animais estão presentes em toda a área do Pantanal, com muitas aves, peixes e répteis, fazem uma das faunas e floras mais completas. Com mais de 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e mais de 80 espécies de peixes, fazem deste local um patrimônio para o mundo. Porém, um local que tem muitos animais e pouca fiscalização, acaba gerando muito interesse em pessoas mal-intencionadas.

Animais com risco de extinção no Pantanal

Existem muitos animais do Pantanal que estão em extinção, alguns deles são:

Cervo-do-Pantanal

São os maiores veados da América do Sul, mamífero que pode chegar ate 2 metros de comprimento. Está em extinção devido a destruição de seu habitat, que vem sendo realizada para a construção de hidroelétricas e de projetos de irrigação.

Onça-parda

É um mamífero e sua caça é proibida. Como se alimenta de carne, ao atacar os gados dos fazendeiros, acaba provocando a ira dos fazendeiros que o caçam, levando assim, ao risco de extinção.

Onça-pintada

Um animal que pode chegar a mais de 100kg, em 2 metros de comprimento. Este animal esta em extinção por causa de sua pele, que é retirada para fazer casacos e roupas de pele.

Arara-azul

Esse animal possui uma beleza rara, somente encontrada nele. A principal causa de sua extinção é a caça, que retira a arara de seus ninhos, matando não só ela, mas também todos os seus filhotes.

Mono-carvoeiro

É o maior macaco do Brasil, está atualmente em extinção devido a destruição de seu habitat.

Pica-pau-da-cara-amarela

É um animal pequeno, que tem menos de 100 sobreviventes, devido ao avanço das cidades, destruindo assim, seu habitat.

Tartaruga-de-couro

Por ser uma carne muito saboreada e seus ovos também, além de uma difícil acasalação, é um animal que está em extinção.

Matum-no-nordeste

Já não existem mais animais desta espécie soltos na natureza, os últimos exemplares são criados em cativeiro, e os biólogos tentam reproduzi-los em cativeiro.

Como salvar os animais?

Para salvar os animais que correm sérios riscos de extinção o ideal seria cada um fazer a sua parte. Não poluindo a meio ambiente, não desmatando, não caçando os animais, porém, falar é muito fácil, o problema é colocar em prática.

Uma alternativa que é viável, porém depende de investimentos, tanto dos governantes, quanto de pessoas comuns, seria a reprodução em cativeiro. Cientistas investem cada vez mais nesta técnica, porém, os custos para manter funcionários e o local para a reprodução é grande. Por isso, vamos fazer nossa parte, de pouquinho em pouquinho é possível chegar lá.



Veja também:

Sagui de tufo preto
Atividades para Educação Infantil
Monavie é Golpe? Esquema de Pirâmide?
Nomes para bebês meninas, meninos, significados e sugestões




Receba notícias sobre Animais em extinção no pantanal no seu e-mail!
Insira seu e-mail:




13 comentários

  1. Ro says:

    Além da extinção dos animais ser um horror a extinção da Língua Portuguesa também. Pelo amor de Deus, vamos escrever melhor pessoal !!!

  2. ivonete says:

    Muitas pessoas não têm noção do quanto prejudicam o ambiente ou fazem de conta que n sabem. Com certeza teremos poucas belezas naturais para contemplar e talvez nossos filhos e netos não terão a possibilidades de conhecerem muitos animais e planta. O que está fazendo o homem?

  3. ivonete says:

    Sou professora e estou desenvolvendo um projeto concernente aos animais em extinção do Pantanal, junto com meus alunos do 2º ano. As informações obtidas aqui, contribuirão para o enriquecimento do projeto com meus pequenos.
    Faz-se necessário trabalhar na base, para que ainda tenhamos esperança.

Comente