Animais selvagens domesticados

Animais Selvagens Domesticados

Esta pratica é abominada pela Sociedade Protetora dos Animais, e também é proibida por lei, porém acontece muito. Grande maioria das pessoas que adquirem e querem domesticar animais silvestres não são capazes de oferecer os cuidados necessários para o bem estar do animal.

Geralmente quem comercializa animais silvestres diz que os cuidados necessários com os espécimes são simples e não requerem conhecimentos avançados, porém a verdade não é bem assim, animais silvestres necessitam de um lugar adequado para seu desenvolvimento além de necessidades nutricionais e sociais diversificadas. Geralmente animais silvestres podem crescer mais, são mais fortes e mais perigosos do que os proprietários esperam ou podem gerenciar. Mesmo os animais de pequeno porte podem infringir ferimentos graves, especialmente em crianças. Os animais também representam um perigo para a saúde humana e segurança devido a doenças e parasitas.

Animais Selvagens Domesticados
Animais Selvagens Domesticados

Animais filhotes podem ser adoráveis, até que o pequeno filhotinho se torna maior e mais forte do que o dono imagina e espera. O comportamento instintivo do animal adulto substitui o comportamento dependente do menor, resultando em mordidas, arranhões e um comportamento destrutivo sem que o dono espere, esses animais se tornam de difícil convívio e acabam confinados em gaiolas ou lugares pequenos, o contrário do que eles necessitam, além disso, podem acabar passando de proprietário a proprietário e acaba sendo eliminado de outras maneiras. Alguns de fato acabam até sendo soltos na natureza, mas acabam não se readaptando a vida selvagem, e acabarem morrendo ou prejudicando o ecossistema local.

Links patrocinados

Animais Selvagens domesticados trazem risco a saúde

Contato direto com animais selvagens são desaconselhados por motivos simples, estes animais podem ser portadores de doenças perigosas para os humanos, como por exemplo, a raiva, herpes e salmonela. O vírus da herpes B encontrado em macacos podem ser fatais para humanos. Milhares de pessoas acabam se infectando pela Salmonela a cada ano de répteis e anfíbios, por esse motivo estes animais devem ser mantidos fora de lares com crianças menores de cinco anos.

Os animais selvagens não podem ser domesticados simplesmente por terem nascido em cativeiro, isso não caracteriza uma domesticação como muitos pensam. Cães e gatos foram domesticados através de reprodução seletiva visando características desejadas, esse processo durou centenas de anos, e hoje em dia esses animais tornaram se dependentes dos humanos para obtenção de alimentos, abrigo, cuidados veterinários e carinho. Já animais selvagens são auto suficientes e podem viver sem depender em nada dos seres humanos, o comportamento instintivo dos animais os torna impróprio a domesticação.

Além de todos os problemas citados, a domesticação de animais selvagens ameaça a existência de algumas espécies em seus habitats nativos. E o número de animais que morrem no caminho da loja de animais é muito grande também.

Deixe uma resposta