Bibliografia pelas normas da ABNT, como fazer, exemplos


Monte sua bibliografia pelas normas da ABNT com nossos exemplos, saiba como utilizar sites da web, livros, revistas e TCCs em referencias bibliográficas.

A bibliografia de um trabalho ou monografia é a ultima tarefa antes de concluir o trabalho, mas se você chegou aqui já pode se considerar um vencedor, afinal, o pior já passou, as horas de pesquisa e busca por referencias está no final e agora basta cataloga-las para reforçar o conteúdo de sua obra.

bibliografia abnt 300x225 Bibliografia pelas normas da ABNT, como fazer, exemplos

Bibliografia pelas normas da ABNT

E para ajudar você que busca por exemplos de como montar bibliografia pelas normas da ABNT hoje trazemos para você um conteúdo completo que ajudará não só neste trabalho mas que poderá ser utilizado em trabalhos futuros para que você não tenha mais duvidas sobre como montar as referencias bibliográficas.

Montar a bibliografia pode parecer fácil e muita gente nem dá tanta atenção a esta etapa do trabalho, porém, a grande maioria das instituições exige que ela seja baseada nas normas da ABNT o que pode confundir e atrapalhar quem não conhece ou não tem acesso a exemplos de bibliografias.

Bibliografia com as Normas da ABNT

Temos certeza de que ao pesquisar o tema do trabalho você anotou e guardou todas as referencias consultadas, pois do contrario você terá que buscar novamente todo o conteúdo que utilizou como referencia, pois é baseado nela que irá se moldar a bibliografia, sendo que nela podem ser utilizadas referencias em livros, revistas, outros trabalhos acadêmicos (TCC) ou até mesmo em sites na internet, para ajudar vamos deixar um bom exemplo de como utilizar cada uma dessas referencias.

Exemplo de bibliografia com Livros

Ao utilizar um livro como referencia para montar sua bibliografia você precisará de dados da obra como o nome do autor, o titulo da obra, a edição, estado, editora, ano e páginas utilizadas, desta forma sua referencia bibliográfica ficaria assim:

Rollemberg, Marcello. Universidade – Formação e Transformação. 1 ed. São Paulo: Edusp, 2005. p. 43-54.

Basicamente a estrutura é:

Autor (sobrenome e nome). nome da obra (em negrito). Edição. Estado. Editora, ano de lançamento. E a página utilizada.

Exemplo Bibliografia com revistas

A bibliografia utilizando revistas como referencia é bastante comum, porém, nem todos conhecem como fazer a referencia corretamente, nela você irá precisar do nome do autor do texto, o titulo do mesmo, a editora, o estado, numero da página utilizada e a data de publicação, desta forma temos o exemplo e a estrutura:

Nascimento, Angelo. A busca da igualdade. São Paulo, Caras, n. 43, p. 32, 12 de janeiro de 2014.

Sendo a estrutura:

Autor. Titulo do texto (negrito), estado, editora ou revista, edição, pagina e data de publicação.

Exemplo de bibliografia com TCC de referencia

Utilizar outros trabalhos para referencia pode ser uma ótima maneira de encontrar conteúdo vasto e de qualidade, para utilização do mesmo você irá precisar do nome do autor, titulo do trabalho, ano, definição do mesmo, nome da instituição, estado, ano de apresentação, desta forma vamos ao exemplo e estrutura:

Macedo, Paulo. Chocolates Talento, 2010. Trabalho de conclusão de curso (comunicação social) – Centro Universitário Unifieo, São Paulo 2010.

Segue a estrutura:

Autor, Titulo do trabalho (negrito), ano de conclusão. Definição do trabalho – instituição de ensino, estado e ano de apresentação.

Exemplo de bibliografia utilizando sites da web

A utilização de sites da web para referencias bibliográficas e bibliografias é cada vez mais comum, mas ainda são responsáveis pela maior parte dos erros na montagem, sendo que para uma bibliografia correta você irá precisar do nome do autor do texto, titulo do texto, endereço do site e data de acesso, vamos ao exemplo e estrutura:

Macedo, Paulo. Bibliografia pelas normas da ABNT. Disponível em <http://www.noticiasemoda.com.br/bibliografia-abnt.html>. Acesso em: 14 de maio de 2013.

Sendo sua estrutura:

Autor. Titulo do texto (negrito). Endereço do site. Data de acesso.

E assim se monta uma boa bibliografia pelas normas da ABNT, e você achou útil o texto? Não deixe de compartilhar o que pensa através de nossos comentários e compartilhe também nas redes sociais.



Veja também:

Normas da ABNT para trabalhos e monografias regras
Desenhos para colorir de Festa Junina - São João
Google Acadêmico, Trabalhos e Artigos Científicos
Dicas para salvar o planeta, como viver de forma responsável




Receba notícias sobre Bibliografia pelas normas da ABNT, como fazer, exemplos no seu e-mail!
Insira seu e-mail:




Comente