Capitalismo x Socialismo, Diferenças dos Sistemas Econômicos

Capitalismo x Socialismo

Quando buscamos compreender e entender melhor as diferenças no mundo atual devemos ter uma atenção especial com dois fatores distintos mas que andam lado a lado na evolução mundial, sendo eles a politica e a economia, desta forma temos de entender o desenvolvimento sócio econômico de uma nação ou de um conjunto delas, desta forma devemos por obrigatoriedade conhecer um pouco sobre o capitalismo e o socialismo, tema abordado hoje.

Capitalismo x Socialismo
Capitalismo x Socialismo

O Capitalismo e o Socialismo são sistemas sócio econômicos, e adotados por diferentes países ao redor do mundo, sendo que o primeiro deles tem como característica as diferentes classes sociais e visam o lucro através da produção, já o socialismo não tem uma divisão de classes sociais e prega a planificação da economia.

Um pouco mais sobre o Capitalismo

O Capitalismo hoje está presente na grande maioria dos países ao redor do mundo e teve inicio no final do século XIII juntamente com a Burguesia, já no século XVI o capitalismo se popularizou pois o comércio era a principal atividade econômica da época, surgia desta forma o capitalismo comercial, ou mercantil.

Com o aumento do processo de comercialização de produtos, sua expansão internacional e a estabilização da Burguesia que passa a fazer alianças e mantem relações com os lideres e governantes o Capitalismo se consolidou, e foi a base para a revolução industrial na metade do século XVII, surgia assim o Capitalismo Industrial.

O Capitalismo tem divisões de classes sociais.
O Capitalismo tem divisões de classes sociais.

Atualmente estamos vivendo o Capitalismo Financeiro isso se deu pelo fortalecimento de instituições bancárias e também pela globalização do mercado em geral.

Links patrocinados

Um pouco mais sobre Socialismo

Baseado em teorias de Engels e Marx o socialismo teve origem no século XIX, no período do Capitalismo Industrial, o socialismo prega em sua essência a divisão de bens, a abolição do Estado como um poder e a divisão em caráter de igualdade entre todos os homens, desta forma o Comunismo seria a ultima etapa do socialismo, porém, lideres do movimento sempre divergiram sobre o tema o que acabou resultando em divisões do socialismo.

O Socialismo tem como objetivo a planificação da economia.
O Socialismo tem como objetivo a planificação da economia.

Essas divergências tiveram inicio durante o período da 1º Guerra Mundial e resultaram em uma divisão do socialismo em duas frentes os Mencheviques, que atuam de forma moderada e contam com o auxilio de processos parlamentares, e os Bolcheviques formado por lideres radicais como Lenin e Stalin, o que resultou no que conhecemos como Comunismo.

Hoje em dia o Socialismo serve como base para poucos países, como exemplo podemos citar Cuba, que conta com um regime fechado e sofre embargos econômicos de países capitalistas, já países como China e Coreia do Norte contam com uma economia liberal e hoje se renderam a Globalização.

Capitalismo x Socialismo – Diferenças e Características

O Socialismo tem como principais características os seguintes fatores:

  • Os meios de produção são estatizados;
  • O objetivo principal é o desenvolvimento social;
  • A renda é redistribuída de forma igual.

Já o Capitalismo tem como principais características os fatores:

  • Os meios de produção podem ser multinacionais e transnacionais;
  • O capital pode ser acumulado;
  • O monopólio é permitido;
  • A produção é internacionalizada;
  • O trabalho conta com divisão internacional.

Basicamente estes são os principais termos a serem citados em uma comparação Capitalismo x Socialismo, e você o que achou deste artigo? Compartilhe abaixo.

Deixe uma resposta