Como acabar com a caspa, remédios e tratamentos

Diversas são as causas da caspa

Você sabe o que é a caspa? Esse mal não é apenas uma casquinha do couro cabeludo que desprende e fica na região capilar, se trata sim de uma doença, mas não se preocupe que aqui você saberá quais remédios ou tratamentos poderá fazer para acabar com a caspa rapidamente. Essa doença como falamos se trata de uma dermatite seborreica que aparece de forma leve, ela se dá pela descamação de tecido morto no couro cabeludo devido a produção de novas células.

Diversas são as causas da caspa
Diversas são as causas da caspa

Essa descamação ocorre com todas as pessoas, porém, pessoas que possuem caspa tem o processo de renovação da pele ocorrendo de forma acelerada, sendo assim, a quantidade de pele morta que se desprende do couro cabeludo formando assim os flocos de pele morta brancos típicos de quem tem caspa.

A caspa se manifesta em sua maioria na adolescência, e quando não tratada pode virar um problema crônico, que possui períodos de melhora porém, podem voltar em períodos diferentes.

Mas o que causa a caspa?

Como dissemos a caspa é um problema genético, e tende a acometer mais de um membro da mesma família, as causas da caspa são desconhecidas porem é possível identificar quais pessoas tem mais propensão a desenvolver este problema, veja alguns dos fatores que podem levar uma pessoa a ter caspa:

  • Eczemas em algumas regiões do corpo;
  • Psoríase;
  • Alergia a xampus ou outros cosméticos capilares;
  • Pessoas que sofrem com estresse emocional;
  • Uso de gel ou mousse para cabelos em excesso;
  • Má higiene do couro cabeludo;
  • Variação constante de clima;
  • Ressecamento do couro cabeludo;
  • Cabelo com excesso de oleosidade;
  • Dermatite seborreica em diferentes áreas do corpo.
Links patrocinados

Quais os sintomas da caspa

Remédios podem controlar a caspa
Remédios podem controlar a caspa

O sintoma mais recorrente e conhecido da caspa é o aparecimento no couro cabeludo de flocos de pele morta, esses flocos podem ter variações de tamanhos, próximo ao couro cabeludo poderão se desprender placas maiores de pele morta.

Além disso, muitos pacientes que possuem caspa costumam relatar um comichão ou coceira na no couro cabeludo e o ato de coçar poderá trazer irritações e feridas na área.

Como acabar com a Caspa

A caspa não tem cura, acreditamos que você nunca tenha escutado isso, porém, em partes é verdade, mas existem tratamentos, remédios e produtos que podem ajudar no controle da caspa, que pode acabar retornando no final do tratamento ou quando o paciente para de utilizar o produto.

Hoje o mercado brasileiro conta com diversos produtos para caspa, alguns vendidos em mercados e casas de cosméticos e outros apenas em farmácias por se tratar de um medicamento, neste caso é ideal que você utilize produtos diferentes e avalie com qual se adapta melhor, claro, que os xampus anticaspa vendidos em farmácia tentem a ter resultados melhores devido a concentração de ativos que ajudam no controle do mal.

No geral os xampus anticaspa possuem em sua formula piritionato de zinco, alcatrão, sulfato de selênio ou ácido salicílico, por isso é importância testar diferentes marcas e produtos.

Pacientes que possuem dermatite seborreica com inflamações no couro cabeludo ou casos mais graves de caspa podem optar por xampus antifúngicos, no geral estes produtos possuem em sua formula ciclopirox ou cetoconazol, se mesmo com o uso destes produtos a caspa não ficar sob controle o recomendável é procurar um dermatologista que poderá indicar o melhor tratamento.

Agora que você sabe como acabar com a caspa é só ir em busca de remédios, tratamentos e xampus para o controle deste mal, e não deixe de indicar os produtos que usou através dos comentários abaixo.

2 pensamentos em “Como acabar com a caspa, remédios e tratamentos”

  1. Gostaria que me informassem , como acabar com a caspa , Grato Jesiel.

Deixe uma resposta