Como Ajudar na Alfabetização dos seus filhos

Os pais não só podem como devem participar da alfabetização dos seus filhos, claro que essa participação não quer dizer que os pais devem fazer as vezes dos professores. Através de atividades do cotidiano é possível estimular e ajudar na alfabetização dos pequenos.

Com certeza com os estímulos certos seus filhos podem se desenvolver ainda mais e sabemos que uma boa pessoa se forma por uma boa educação, para esta matéria convidamos a pedagoga Márcia Santos, que nos auxiliou com dicas e orientações para podermos trazer para vocês um artigo com diversos estímulos.

Ainda antes da criança saber ler e escrever é necessário que ela tenha contato com a leitura e escrita pois assim ela irá se apropriar da língua escrita e poderá desenvolver e adquirir experiências que podem ser usadas quando ela aprender de fato a ler e escrever, por isso é importante o estimulo por parte de pais e responsáveis.

Os pais que escrevem

Como ajudar na alfabetização dos seus filhos
Como ajudar na alfabetização dos seus filhos

A criança precisar ter contato com a escrita e sabemos que em tempos de tecnologia é comum que algumas crianças não vejam seus pais com papel e caneta na mão. Por isso deixe a criança acompanhar a escrita de cartas, você pode também abusar dos pequenos recados colados em móveis e na porta da geladeira.

Os pais que leem

A criança pode também ter contato com a leitura através livros, mesmo antes de alfabetizadas é aconselhável que os pais façam leitura de historias para as crianças.

Os livros em casa

Uma casa com muitos livros pode estimular a criança a se tornar um leitora frequente, por isso monte uma pequena biblioteca em casa, mas não se esqueça de ler esses livros.

Estimule seu filho a ler e escrever
Estimule seu filho a ler e escrever

Os rótulos e as crianças

Os rótulos de produtos geralmente apresentam o nome da empresa em letras garrafais, estimule a criança a conhecer os rótulos e as marcas, além disso associe o logo com as marcas para estimular a aprendizagem.

Estímulos frequentes

A alfabetização começa desde cedo
A alfabetização começa desde cedo

Você pode estimular as crianças a fazerem listas, ajudarem nas tarefas do dia a dia para que elas tenham contato com a escrita, uma boa sugestão são as listas de compras. Deixe também as crianças participarem da confecção de convites de aniversário.

O ritmo da criança deve ser respeitado

Estimular é muito bom, não só na escrita e leitura. Diversos estímulos podem ser aplicados com crianças, porém, você deve observar o ritmo de aprendizagem de cada criança. Assim as tarefas e estímulos não se tornam uma obrigação e uma coisa maçante.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas para que você acompanhe e ajude na alfabetização de seus filhos, deixe um comentário abaixo e até a próxima.

Deixe uma resposta