Como identificar notas falsas de dinheiro

As notas de dinheiro no Brasil estão entre as mais seguras do mundo, com diversos dispositivos de segurança que inibe a ação de falsificadores, porém, sabemos que mesmo assim muita gente circula por ai com notas falsas, mas olhos atentos podem descobrir se a nota é falsa ou não.nota-falsa-real

Saber como identificar notas falsas de dinheiro é muito importante para todos aqueles que trabalham com valores e principalmente no comercio, afinal, é em estabelecimentos comerciais que as pessoas mais tentam passar tais notas.

O Banco Central do Brasil vem trabalhando já há algum tempo em mudanças nas cédulas de dinheiro, e orientando as pessoas para que estas saibam identificar e, principalmente, a diferença entre uma nota falsa e uma nota verdadeira, abaixo você aprende como identificar uma nota falta de dinheiro.

Como identificar uma nota falsa de dinheiro

Hoje em dia os falsificadores já estão distribuindo as novas notas de Real, batizada de segunda família do Real estas notas vieram para oferecer ainda mais segurança, tanto que o Banco Central até criou um site para orientar como identificar falsificações, para acessar o site clique aqui.

nota-10-reais

Cada nova cédula do Real possui carecteristicas próprias, no caso da nova nota de 10 Reais, o papel utilizado é fiduciário, que apresenta uma maior textura e firmeza, além disso as notas de R$ 10,00 possuem 6,5 cm de altura e 13,5 cm de comprimento.

Já as novas notas de 20 Reais possuem 6,5 cm de altura e 14,2 cm de comprimento, enquanto a nota de 50 Reais conta com 7 cm de altura e 14,9 cm de comprimento, a nota de 100 Reais tem 7 cm de altura e 15,6 cm de comprimento.

nota-20-reais

Além disso, todas as notas possuem outros dispositivos de segurança, vamos ver cada um deles:

Alto Relevo: As novas notas do Real apresenta um relevo tateável na parte da frente da nota.

nota-50-reais

Quebra cabeça: Ao colocar a nota contra a luz você poderá ver partes do desenho do verso da nota, que se completam com a parte da frente formando o valor da nota.

Elementos Fluorescentes: Sob a luz ultravioleta é possivel ver tanto o valor da cédula quanto uma numeração vermelha no verso da nota e pequenos fios na cor lilás.

Marca d’agua: Assim como notas mais antigas contra a luz é possivel ver figuras de animais nas notas.

Fio de segurança: Também contra a luz um fio de segurança fica visível, indicando o valor da nota.

nota-100-reais

Microimpressões: Com o auxilio de uma lente de aumento é possivel ver o valor da nota em diversas áreas da nota.

Numero escondido: Na altura dos olhos em posição horizontal a nota de Real revela um numero que indica o valor da mesma.

Numero que muda de cor: Ao movimentar a nova nota de Real é possível ver que o numero do valor da nota muda de cor e conta com brilho.

E agora você aprendeu como identificar uma nota falsa de dinheiro? Em caso de duvidas não deixe de utilizar o formulário abaixo.

Um comentário em “Como identificar notas falsas de dinheiro

  • 08/09/2014 em 2:44 pm
    Permalink

    dinheiro falso,identificar dinheiro falso,identificar notas falsas,notas,notas falsas, notas falsas de dinheiro

Deixe uma resposta