Copa do Brasil 2014 – Tabela e Informações

Copa do Brasil 2014 – Tabela e Informações – A Copa do Brasil é o segundo torneio mais importante do país, é sem dúvida o mais democrático, com participantes de todos os estados brasileiros, a Copa do Brasil é a chance dos pequenos clubes do país, e regiões afastadas receberem em suas casas grandes clubes do futebol nacional, sejam eles da primeira ou segunda divisão.Copa do Brasil 2012 logo

Fórmula de disputa da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é disputada em esquema de mata-mata, com jogos de ida e volta, ou seja, um clube enfrenta outro em dois jogos, sendo um jogo como mandante e um como visitante. Costuma-se dizer que cada jogo é uma batalha de 180 minutos, afinal, cada eliminatória tem dois jogos de 90 minutos e o vencedor avança para próxima fase.

Copa do Brasil, critérios de desempate

Os critérios de desempate são saldos de gols, ou seja, qual equipe marcou mais gols nos dois jogos disputados e número de gols marcados como visitante, caso o jogo persista empatado a disputa será por cobrança de penalidades máximas.

Curiosidade da Copa do Brasil – Salário do ano todo

Na disputa da Copa do Brasil, fica determinado que nas primeiras fases da competição, times de menor expressão e divisão inferiores tem o direito de jogar como mandante, ou seja, em sua casa. Antes desta fórmula, times com menos recursos financeiros criavam dividas para realizar as viagens. Além disso, caso o visitante ganhe o primeiro jogo por 2 ou mais gols a renda do jogo fica 80% ao visitante e apenas 20% ao mandante, porém caso a diferença seja menor que dois gols ou em caso de vitória do mandante este fica com 100% da renda e tem o direito de disputar o segundo jogo. Muitas vezes esses 100% da renda preenchem a folha salarial anual destes clubes, tornando os jogos de vida ou morte para times de pequena expressão.

Premiação da Copa do Brasil

Além do premio em dinheiro a Copa do Brasil garante uma vaga para a disputa da Libertadores da América do ano seguinte, para muitos clubes a Copa do Brasil é a forma mais rápida de chegar ao Torneio Sul-americano.

Participantes da Copa do Brasil

Ao todo 64 clubes disputam a Copa do Brasil, sendo duas vagas destinadas aos 27 estados brasileiros totalizando 54 vagas e as 10 vagas restantes são preenchidas com os 10 primeiros colocados ranking da CBF, a única restrição aos clubes que disputam a Copa do Brasil é aos clubes que disputam a Taça Libertadores da América, devido ao conflito de datas, pois os dois torneios ocorrem paralelos.

Copa do Brasil e as chances de dar zebra

Devido a democratização da Copa do Brasil, em todas as edições do torneio acontecem as famosas “zebras”, ou seja, clubes de forte presença no cenário nacional são eliminados por times de divisões inferiores, isso é o grande momento do torneio, afinal, todos jogam de igual para igual.

Grandes Campeões da Copa do Brasil

Os grandes campeões da Copa do Brasil são Grêmio e Cruzeiro com quatro títulos cada um, seguido de Corinthians com três e Flamengo com dois títulos cada.

Tabela Copa do Brasil 2014

A tabela completa da Copa do Brasil foi divulgada pela CBF e está disponivel para download no link abaixo.

Tabela Copa do Brasil 2014  (em PDF) – www.cbf.com.br

Confira também os jogos da primeira rodada da Copa do Brasil 2014:

Primeira rodada da copa do Brasil

Quem você acha que vai ganhar a Copa do Brasil 2014? Dê seu palpite nos comentários.

2 comentários em “Copa do Brasil 2014 – Tabela e Informações

  • 12/07/2012 em 1:51 pm
    Permalink

    Palmeiras

Deixe uma resposta