Dieta para anemia, alimentos ricos em ferro


Veja nossa dieta para Anemia, pois esta doença deve ser tratada através principalmente da inclusão de alimentos ricos em ferro no cardápio, além de frutas e alimentos ricos em vitaminas C e B12.

A Anemia é uma doença que atinge diretamente o Sangue, onde a capacidade de transportar oxigênio através do sangue fica comprometida, alguns sintomas clássicos de anemia são cansaços, fraquezas, dificuldades de concentração, batimentos cardíacos acelerados, pele pálida, problemas menstruais, distúrbios de apetite, tonturas, náuseas e mal estar, além disso essa doença está diretamente associada com infecções frequentes e deve ser tratada pois pode evoluir para um quadro mais grave.

dieta para anemia 300x225 Dieta para anemia, alimentos ricos em ferro

Veja que alimentos incluir na Dieta para Anemia

Hoje vamos falar um pouco sobre a Dieta para Anemia, já que essa doença no geral é tratada quando em estagio inicial através da ingestão de alimentos ricos em ferro, vitaminas C e B12, que ajudam o organismo a absorver o ferro, é consenso entre médicos que o ferro presente em carnes é o melhor a ser consumido já que tem uma absorção melhor que o ferro presente em vegetais, mas o consumo de um não elimina o outro é preciso uma dieta balanceada e equilibrada.

Outro fator importante a ser levado em consideração na hora de montar uma dieta para anemia é a diminuição de alimentos ricos em cálcio, já que desta forma a dieta se torna mais eficiente,  além disso, é recomendável também o consumo de frutas ricas em vitamina C para que todo o ferro dos alimentos sejam absorvidos.

Dieta para Anemia

Não é necessário que elaboremos um cardápio especifico para quem procura uma dieta para anemia, porém, o que podemos recomendar é a inclusão de alimentos ricos em ferro para que você os inclua em sua dieta, preferencialmente no almoço e no jantar, por isso siga a lista de alimentos que devem ser inseridos na sua dieta.

  • Vísceras (fígado, coração e rim) são ricos em ferro;
  • Vegetais (crus e cozidos);
  • Frutas ricas em vitamina C (acerola, laranja, kiwi e morangos) após a alimentação;
  • Evite ingerir leite ou iogurtes durante e após a alimentação;
  • Carnes em geral.
dieta para anemia carne Dieta para anemia, alimentos ricos em ferro

As carnes devem ser inseridas na dieta para anemia por ser rica em ferro

Em alguns casos o médico poderá ainda orientar o paciente com anemia a consumir também capsulas e suplementos de ferro, porém, mesmo que a anemia não se manifeste mais é necessário manter uma dieta rica em ferro para que ela não retorne.

Dica da Vovó para anemia

Já é tradição em muitas famílias que possuem pessoas com anemias a inclusão de um metal durante o preparo dos alimentos, como um prego de ferro no meio do feijão enquanto o mesmo cozinha, isso não tem mal algum, desde que o prego não esteja enferrujado e seja retirado antes de servir, você pode optar também por preparar alimentos em panelas de ferro.

E você gostou da nossa dieta para anemia? Já inclui alimentos ricos em ferro em seu cardápio? Poste abaixo suas duvidas e comentários sobre o artigo e sobre a dieta como um todo.



Veja também:

Dicas de maquiagem para o calor
Silicone nos seios - Riscos e precauções
Médicos Charlatões, Como reconhecer
Dicas para manter as unhas fortes e saudáveis




Receba notícias sobre Dieta para anemia, alimentos ricos em ferro no seu e-mail!
Insira seu e-mail:




2 comentários

  1. EDVALDO says:

    EU ACHO ERRADO PREGO NO FEIJÃO MAS NÃO SOU CONTRA
    VOU DA UMA SUGESTÃO PALO DE COUVE TEM BASTANTE FERRO
    SO BATER COM SUCO DE LARANJA AJUDA BASTANTE

  2. Janaina Oliveira Alves says:

    E´ acho errado isso pq naõ tem essa mais esta o meu favor aqui bata bastante laranja com palo de couve e´muito bom.

Comente