Dieta para reduzir colesterol alto e triglicérides

Exames regulares de sangue podem indicar se nosso corpo está com problemas, e no mundo moderno e cheio de correria que vivemos hoje é comum encontrarmos pessoas com triglicérides e colesterol alto, nestes casos é preciso uma dieta especifica para reduzir estes valores sem ter que fazer uso de qualquer medicamento.

Veja os alimentos que fazem parte da dieta para colesterol
Veja os alimentos que fazem parte da dieta para colesterol

É preciso salientar que uma boa dieta para reduzir o colesterol alto pode ser fundamental para qualquer pessoa e simples mudanças no estilo de vida combinados com exercícios regulares, hoje iremos falar um pouco mais sobre essa dieta especial e também sobre boas praticas para que você possa equilibrar e baixar os valores de triglicérides e de colesterol.

A dieta para reduzir o colesterol ruim e o triglicérides pode ser feita por qualquer pessoa, pois se trata de uma dieta saudável com boas praticas alimentares, no geral médicos recomendam uma dieta especial para todos que tem em seus exames resultados de colesterol LDL em valores acima de 130mg/dL, já pessoas que tem antecedentes pessoais de doenças coronariana devem manter este nível abaixo de 100 mg/dL.

Dieta para reduzir o colesterol alto e o triglicérides

Nossa dieta não contem um cardápio especifico, porém, o que iremos colocar é uma lista de alimentos e dicas para o controle e a redução do colesterol, porém, lembramos que é necessário que você realize exames periódicos e tenha orientação de um nutricionista que poderá indicar um tratamento para o seu caso em particular.

É importante que o paciente que busca por uma dieta para reduzir o colesterol evite gorduras saturadas, neste caso você deverá buscar por produtos com gorduras insaturadas como as monoinsaturadas encontradas principalmente em nozes, amendoim, abacate, canola e azeite, veja agora nossa indicação de alimentos.

Exercícios físicos e dietas para reduzir o colesterol alto podem reduzir em até 30% dos indices
Exercícios físicos e dietas para reduzir o colesterol alto podem reduzir em até 30% dos indices

Tipos de carnes que reduzem o colesterol

A carne vermelha deverá ser evitada, porém, não extinta da dieta, o ideal é que você dê preferencia para peixes e aves sem pele, se for consumir carne vermelha dê preferencia as carnes magras. Neste caso independente da carne você deve evitar consumi-las fritas, inclusive as aves e os peixes.

Ovo aumenta o colesterol?

Sim, o ovo é um inimigo, o indicado é que o paciente não consuma mais do que quatro gemas por semana, se os seus índices de colesterol forem baixos, já quem tem índices mais elevados deverá consumir até duas gemas por semana. Neste numero recomendado estão inclusos os alimentos que recebem o ovo em sua formula, como bolos e massas. Se você não abre mão uma boa dica é consumir apenas a clara que não tem colesterol.

Como consumir leite para reduzir colesterol

O leite integral é muito gorduroso, por isso, você pode optar pelo leite desnatado. Já os derivados de leite como queijo ou iogurte você deve optar por opções light, se você não abre mão do queijo, uma boa alternativa são os queijos minas light e o cottage que são mais magros. Evite queijos como cheddar, provolone, parmesão, gorgonzola e muçarela de búfala (que é bastante gordurosa).

Margarina ou manteiga

Muita gente faz essa pergunta, afinal, as duas opções são parecidas, porém, a margarina é indicada para quem deseja reduzir o colesterol tendo no mercado inclusive opções com esteróis vegetais que ajudam a reduzir o nível de colesterol, como a Becel e a Benecol.

Meu colesterol está alto, mas não abro mão do chocolate

Tem gente que não abre mão do chocolate, eu sou um deles, porém, sabemos que o chocolate aumenta os níveis de colesterol, mas existe uma alternativa. O Chocolate Amargo é rico em flavonoides, o que comprovadamente ajuda a diminuir o colesterol, por isso, opte por esse chocolate, mas com moderação.

Mas só a dieta ajuda a reduzir o colesterol?

Claro, que a dieta é muito importante, porém, quanto combinada com exercícios físicos regulares consegue reduzir ainda mais os índices de colesterol e triglicérides, quando o paciente une as duas praticas é possível reduzir em até 30% os níveis de colesterol.

E você já sabe quais alimentos fazem parte da dieta para reduzir o colesterol alto e o triglicérides? Tem alguma dica para nossos leitores ou quer deixar seu depoimento? Utilize os comentários abaixo e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

5 comentários em “Dieta para reduzir colesterol alto e triglicérides

  • 19/09/2013 em 9:33 pm
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    Gostei de receber este email, espero que sempre que tiver alguma coisa sobre saúde mande para mim. Parabéns obrigado.!

  • 08/10/2013 em 11:30 am
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    tenho nivel elevado de colesterol e o meu marido é triglicerideos,por isso essa dica é muito bom p/ nós,vou seguir tudo o que acabei de ler.vcs estão de parabens por ter postado essa dica!!

  • 08/10/2013 em 11:33 am
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    Oi… vcs tem algumas dicas para quem tem diabetes??

  • 15/10/2013 em 10:37 am
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    Gostaria de receber estas informações no meu email

  • 29/10/2013 em 11:33 am
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    Eu e meu esposo tambem temos o nivel do colestero e triglicedeos,vou segui tudo que acabei de ler.obrigado por essas dicas.

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