Facebook está cobrando para enviar mensagens

Desde que comecei a utilizar a internet, ainda na década de 90 me deparo com diversas mensagens do tipo “Tal site vai começar a cobrar, por isso envie a mensagem para 10 amigos”, a famosa corrente de mensagens, que hoje podemos classificar como Spam, confesso que nunca dei muita atenção a isso, pois sabia que o ICQ, o MSN ou o Orkut não ia cobrar pela utilização de serviços, porém, hoje a realidade é outra, e o Facebook passa a cobrar para que usuários enviem suas mensagens.

O Facebook cobra até para enviar mensagens
O Facebook cobra até para enviar mensagens

O primeiro sistema de cobranças por mensagens do Facebook foi através da atualização do status, desta forma você pode “Alavancar” suas publicações, isso mesmo, se você deseja que suas mensagens cheguem a um numero maior de amigos você precisa pagar, agora como o Facebook define quais amigos irão receber sua atualização ainda é um mistério, dizem que fatores sociais podem definir isso, mas não faz sentido já que por vezes não vejo atualizações da minha irmã ou outras pessoas da família.

Outra forma de cobrança feita pelo Facebook recentemente foi o envio de mensagens privadas aos usuários, abaixo você poderá entender como funciona esta cobrança, e ela de certa forma não é tão errada como a citada acima.

Facebook está cobrando para enviar mensagens

Esta cobrança é aplicada quando o usuário deseja enviar mensagens privadas para pessoas que não fazem parte do seu circulo de amigos, ou seja, você deseja estabelecer contato com alguém que não é seu amigo, o que pode ser útil para quem recebe muitas mensagens de pessoas desconhecidas, afinal, a cobrança inibe a ação dos spammers.

Caso você não queira pagar para enviar a mensagem ela será entregue, porém, será direcionada a pasta “outros”, o que como pude constatar no meu perfil é uma pasta que raramente vou ver, e muitos usuários classificam como “pasta de spam”, ao pagar a mensagem é enviada para a caixa de entrada e fica visível nas notificações do perfil.

O preço da cobrança para enviar mensagens no Facebook varia de acordo com o perfil
O preço da cobrança para enviar mensagens no Facebook varia de acordo com o perfil

O preço cobrado pelo envio das mensagens no Facebook varia de acordo com o perfil de destino, ou seja, caso você tenha amigos em comum com a pessoa o preço é reduzido, o mesmo vale para pessoas que tem poucos amigos em seu perfil, porém, quando tentamos enviar mensagens para pessoas com milhares de amigos (no geral pessoas publicas) o preço praticado é muito maior, podendo chegar até R$ 50, como pudemos constatar.

E você o que acha do Facebook cobrar para enviar mensagens? Apoia a ideia ou é totalmente contra? Compartilhe sua opinião abaixo.

Deixe uma resposta