Gastrite Nervosa, Sintomas, Tratamentos e Alimentação

Pessoas que tem uma vida muito corrida e cheia de stress podem desenvolver um quadro de Gastrite Nervosa, ela acontece em sua maioria com homens e mulheres jovens, mas isso não é uma regra, esse quadro nada mais é que uma inflamação no estomago que tem como causa problemas emocionais, stress, ansiedade e também nervosismo, mas não se preocupe, ela tem cura.

Conheça a Gastrite Nervosa
Conheça a Gastrite Nervosa

A cura para a Gastrite Nervosa se dá basicamente por meio de uma mudança e melhora na alimentação e caso necessário o uso de medicamentos específicos para este fim, claro, indicados por um médico, que neste caso tem em sua especialidade a gastroenterologia, um clinico geral poderá indicar uma médico especialista nesta área que irá inicialmente recomendar um exame de endoscopia, para diagnosticar a doença.

Sintomas da Gastrite Nervosa

Os sintomas da gastrite nervosa são iguais ou bastante semelhantes a gastrite clássica, porém, depois de diagnosticada o paciente saberá que deve se controlar em situações de alto stress para evitar estes sintomas, abaixo você confere a lista sintomas desta doença.

  • Sensação de saciedade logo após o inicio da alimentação, que pode ser considerada como falta de apetite;
  • Má digestão, sensação de que o alimento permanece por muito tempo no estomago (estufamento);
  • Náuseas e enjoos;
  • Azia e queimação no estomago e no esôfago;
  • Arrotos frequentes;
  • Dores na região superior do abdômen.

No geral os sintomas da gastrite nervosa se manifestam frequentemente mas podem ser intensificados se o paciente estiver muito ansioso ou estressado.

Dores no abdômen superior são típicas da Gastrite nervosa
Dores no abdômen superior são típicas da Gastrite nervosa

Tratamento para Gastrite Nervosa

Muitos acreditam que apenas ingerindo e fazendo uso de antiácidos a gastrite nervosa pode passar, mas isso não é correto já que estes medicamentos apenas mascaram os sintomas da doença, desta forma um médico poderá receitar ao paciente um medicamento que seja antiácido e calmante que ajudam o paciente a ter um controle da situação.

Pode ser recomendado também o consumo de calmantes naturais, uma boa alternativa são os chás de camomila e de valeriana, que atuam como calmantes naturais, além disso o tratamento para gastrite nervosa vem acompanhado de uma dieta especial que o paciente poderá seguir para reduzir os sintomas e melhorar seu quadro.

Alimentos para Gastrite Nervosa

Antes de falarmos sobre os alimentos para gastrite nervosa é preciso deixar claro que as alimentações devem ser feitas com calma e em ambientes tranquilos, facilitando assim a digestão, abaixo você pode conferir quais alimentos devem ser evitados por quem tem gastrite nervosa.

  • Gorduras em geral;
  • Chocolate;
  • Frituras;
  • Café;
  • Creme de leite;
  • Condimentos (Ketchup, Mostarda, Pimenta, Cury, etc);
  • Bebidas alcoólicas.

No geral pode se comer de tudo, médicos costumam indicar para este tipo de paciente legumes cozidos e carnes grelhadas com pouco tempero, mas lembramos que os alimentos acima citados não devem ser banidos da alimentação, o ideal é que não sejam ingeridos em excesso.

E você sofre com a gastrite nervosa? Já consultou um médico que diagnosticou o problema? Compartilhe sua experiência e sua opinião conosco através dos comentários abaixo.

Deixe uma resposta