HPV Causas, Sintomas e Tratamentos

Poderíamos iniciar dizendo quais são as causas do HPV porém, antes devemos explicar a todos o que é o HPV, para assim disponibilizarmos as causas, os sintomas e claro, os tratamentos disponíveis para a cura, conhecido também com condiloma acuminado, crista de galo, figueira, cavalo de crista ou verrugas genitais, o HPV é uma doença sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano, não é uma doença fácil de se tratar e tem como sintoma mais claro o aparecimento de verrugas na região intima.

O HPV tem cura mas você deve ficar atento aos sintomas.
O HPV tem cura mas você deve ficar atento aos sintomas.

Abaixo você confere um pouco mais sobre as causas do HPV e também como estar sempre protegido para não correr riscos de contrair esta doença, confira e saiba que esta doença necessita de acompanhamento médico pois pode evoluir para algo mais grave.

Causas do HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, desta forma sua transmissão se dá através de relações sexuais e contatos íntimos sem que os indivíduos estejam protegidos (com o uso de camisinha, por exemplo), porém, o aparecimento dos sintomas pode demorar um pouco para ocorrer já que o vírus tem o tempo de incubação variando entre 1 á 24 meses, desta forma é possível que o contaminado desconheça a doença e possa contaminar outras pessoas.

Sintomas do HPV

O HPV se manifesta através de pequenas verrugas na região intima feminina ou masculina, sendo que essas verrugas podem estar presentes também no colo do útero e nesta região, sendo que neste caso as verrugas não se tornam visíveis sendo mais difícil diagnostica-la.

Em homens os sintomas do HPV podem não aparecer, e o individuo nunca saber que está com a doença e sair contaminando outras pessoas, por isso é necessária a realização de exames periódicos para diagnostico do HPV ou outras doenças.

Tratamentos Para HPV

Somente um médico poderá indicar os melhores tratamentos para HPV
Somente um médico poderá indicar os melhores tratamentos para HPV

O HPV é diagnosticado por um médico através de exame clinico visual, por exame Papanicolau ou ainda pela biópsia das verrugas, sendo que este médico será o responsável por indicar o melhor tratamento de acordo com o caso.

Já os tratamentos para HPV podem ser feitos de duas formas a primeira é com uso de pomadas e soluções que deverão ser aplicadas por médicos em seus consultórios ou ainda em alguns casos através de cirurgias de cauterização, que deverão ser realizadas periodicamente, no geral no tratamento são usados o ácido tricloroacético e podofilina que devem ser aplicadas pelo médico, já a pomada recomendada é Podofilotoxina, que neste caso deve ser aplicada pelo paciente duas vezes por dia.

Lembramos que a doença deve ser tratada pois pode evoluir para câncer tanto em homens quanto mulheres, por isso não deixe de realizar exames periódicos e consulte seu médicos ao primeiro sinal dos sintomas do HPV.

E você ainda tem duvidas sobre as causas, sintomas e tratamentos para o HPV? Utilize os comentários abaixo e estaremos prontos a ajudar no que for possível.

4 comentários em “HPV Causas, Sintomas e Tratamentos

  • 09/08/2013 em 8:22 am
    Permalink

    BOM DIA. O HPV É UMA DOENÇA MUITO PERIGOSA, E RECOMENDO A QUEM ESTIVER,COM ESTE PROBLEMA,NÃO TER RECEIO DE PROCURA O MEDICO. UM AMIGO E COLEGA DE TRABALHO TINHA VIRUS HPV E DEMORO DE PROCURA E FALECEU COM ESSA DOENÇA.

  • 19/08/2013 em 8:35 pm
    Permalink

    tenho dúvidas sobre HPv gostaria de saber se tem cura e se a vacina pode ser aplicada em portadores dessa doença.

  • 20/08/2013 em 3:41 pm
    Permalink

    Tem cura sim, desde que seja tratada por um médico. Ele poderá indicar o melhor tratamento de acordo com o caso.

  • 17/03/2014 em 6:32 am
    Permalink

    Tenho verrugas do tipo couve-flor nas genitais,Já usei (Calotrat)e nada de ficar bom. Ai fui ao medico e ele me passo o remédio PODOFILINA 20% eu usei so q na região do pênis não funciona só fas inchar o pênis e não mata a verruga. E nas outras regiões é muita dor pra pouco resultado.

Deixe uma resposta