Menstruação atrasada, o que pode ser?

Algumas mulheres podem entrar me pânico ao primeiro sinal de Menstruação Atrasada, porém, é preciso ter calma nessa hora porque um atraso não significa necessariamente que você esteja grávida, outros fatores podem levar a este atraso.

Menstruação atrasada o que pode ser?
Menstruação atrasada o que pode ser?

Até mesmo em mulheres que possuem um ciclo menstrual regulado como um relógio podem ter atrasos na menstruação, esse atraso pode variar de 3 a 5 dias, e como dissemos isso não quer dizer que você esteja grávida, afinal, fortes emoções, consumo em excesso de cafeína, bebidas alcoólicas e até mesmo o stress podem fazer com que o período menstrual venha a atrasar, abaixo listamos as principais causas destes atrasos, desta forma você poderá fazer um checklist e ir eliminando as causas.

Menstruação atrasada o que pode causar?

Listamos e separamos os fatores que podem resultar em menstruação atrasada, desta forma fica mais fácil ver cada uma das causas, e como ir eliminando uma a uma.

Menstruação atrasada pode ser gravidez

Em caso de menstruação atrasada não deixe de fazer um teste de gravidez
Em caso de menstruação atrasada não deixe de fazer um teste de gravidez

Essa é a primeira causa que pensamos quando a menstruação atrasa não é mesmo? É preciso salientar que caso você tenha tido contato intimo ou relações sexuais dias antes ou durante seu período fértil você tem chances de estar grávida sim, para eliminar essa causa podemos utilizar um teste de gravidez de farmácia ou ainda fazer um dos inúmeros testes de gravidez caseiros, lembrando que única maneira de sabermos 100% se é realmente gravidez é através de exames de laboratório já que estes testes podem falhar.

Menstruação atrasada, mas não estou grávida

Caso você tenha feito o teste de gravidez e ele deu negativo, é hora de ir descobrir porque sua menstruação está atrasada e para isso é preciso conhecer alguns fatores que podem fazer com que o ciclo menstrual atrase em alguns dias, vamos a estas causas.

Dietas restritivas ou excesso de exercícios físicos

Tanto os exercícios físicos em excesso quanto as dietas e regimes restritivos podem fazer com que a menstruação atrase ou pare por completo, afinal, com o excesso de gasto de energia o corpo poderá não entrar no período fértil.

Stress

O Stress do dia a dia pode resultar em atraso na menstruação
O Stress do dia a dia pode resultar em atraso na menstruação

O Stress pode causar atraso na menstruação, além de alterar o corpo como um todo, é apontado como um dos principais causadores deste atraso superior a 5 dias, neste caso, por mais clichê que possa parecer recomendamos repouso, relaxamento ou uma diminuição no ritmo de trabalho.

Alteração Hormonal

O principal fator que pode motivar uma alteração hormonal e causar a menstruação atrasada é a utilização de pílula do dia seguinte, além disso, doenças no aparelho reprodutor podem também causar essa alteração, neste caso é recomentado que se procure um médico.

Alimentação

Sabemos que a má alimentação pode causar diversos problemas, entre eles o atraso na menstruação, isso se dá pela falta de vitaminas no organismo, se diagnosticado um médico poderá indicar o uso de um suplemento multivitamínico.

Como acelerar a menstruação

O recomendável é que você leve uma vida saudável, livre de stress e com a alimentação balanceada, mas sabemos que isso é quase impossível com a correria do dia a dia, por isso, buscar um profissional para indicar tratamentos e suplementos é indicado.

O chá de canela pode ajudar a acelerar a menstruação
O chá de canela pode ajudar a acelerar a menstruação

Além disso, existem maneiras de acelerar a menstruação atrasada, o recomendado é a ingestão de chá de canela, que podem fazer com que a menstruação seja antecipada em 24 ou 48 horas.

E você está com a menstruação atrasada? De acordo com nosso artigo o que imagina que pode causar este atraso? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários abaixo.

Deixe uma resposta