Modelo de contrato de locação, aluguel

O Contrato de aluguel ou de locação pode ser feito por um advogado, ou dependendo do caso você pode encontrar ou fazer seu próprio modelo de contrato de locação, por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre isso, e ajuda-lo a montar um bom modelo de contrato de aluguel.

Modelo de contrato de locação, aluguel
Modelo de contrato de locação, aluguel

Os contratos de locação podem ser destinados a imóveis tanto residenciais, quanto comerciais ou até mesmo de temporada, o que determina são os dados dispostos nestes contratos, que podem ser facilmente alterados por você mesmo.

Como fazer um modelo de contato de aluguel

Em qualquer contrato de aluguel alguns itens deverão constar para que qualquer problema esteja previsto e o contrato cubra os prejuízos de ambas as partes, e para auxiliar você que deseja montar um modelo de contrato de locação separamos alguns itens que são indispensáveis.

> Nome completo das partes, incluindo qualificação, documentos pessoais, profissão, nacionalidade e estado civil.

> Dados do fiador, neste caso vale colocar os mesmos dados do locador e do locatário, além disso deve-se incluir os dados do imóvel que será a garantia de fiança.

> Dados do imóvel que será alugado, incluindo a finalidade deste, se será comercial ou residencial.

> O prazo de locação, no geral a vigência é de 36 meses, mas isto poderá variar de comum acordo entre as partes, além disso, é necessário estabelecer uma multa por atraso e outros dados pertinentes.

> Clausulas que estabelecem valores como reajustes do aluguel, formas de pagamento e multas.

> Devem constar também como ficarão os encargos, como contas de água, luz e IPTU, deve-se descrever de quem será a responsabilidade sobre estes pagamentos.

> Não se esqueça de clausulas proibindo (ou não) a sublocaçõ do imóvel, se é ou não permitido modificações estruturais no imóvel sem previa autorização do responsável, entre outros.

> Caso seja necessário (na maioria dos casos é) é preciso fornecer dados das testemunhas e suas respectivas assinaturas, bem como a do locador, do locatário e do fiador.

O contrato de locação pode ser complicado de fazer, por isso o mais recomendado ainda é que o modelo do contrato de locação seja feito por um advogado.

2 comentários em “Modelo de contrato de locação, aluguel

  • 06/03/2015 em 3:46 pm
    Permalink

    Gostaria um modelo de contratode locação

  • 06/03/2015 em 6:30 pm
    Permalink

    Gostaria de receber um modelo de contrato de locação do litoral.

Deixe uma resposta