Normas da ABNT para trabalhos e monografias regras

Livre-se de vez daqueles trabalhos de primário, mal elaborados, com capas coloridas e cheias de efeito, esse é o objetivo das regras e normas da ABNT, sigla essa que significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável por estabelecer formatos, tipos, margens, parágrafos e outros detalhes de qualquer trabalho acadêmico, seja ele uma simples dissertação, uma monografia e até um TCC.

Normas da ABNT
Normas da ABNT

Abaixo você pode conferir as etapas para elaboração de um trabalho seguindo as normas da ABNT, porém, explicaremos de forma resumida para não ficar cansativo (apesar de indicarmos a leitura completa do manual de normas para elaboração de trabalhos mais complexos), se você procura por um manual mais completo sugerimos este compartilhado pela Universidade Nove de Julho que pode ser acessado clicando aqui. (em PDF)

Principais Normas da ABNT para trabalhos

Da digitação: A fonte a ser utilizada no texto deve ser Arial ou Times New Roman, já o tamanho usado para o texto (excluindo títulos e subtítulos) é 12, o espaçamento utilizado deverá ser 1,5 entre linhas, termos científicos ou expressões estrangeiras devem aparecer em itálico.

Da impressão do trabalho: A impressão deverá ser feita em papel de formato A4 com boa qualidade (para um melhor efeito indicamos o couché, mas isso não é uma regra).

Das margens: a margeação deverá permitir a encadernação, desta forma o recomendado é a margem superior e esquerda possuírem 3 cm e a margem direita e inferior 2 cm.

Da numeração de paginas: após a introdução todas as paginas devem ser numeradas, utilize algarismos arábicos sempre no canto superior direito.

Estruturação do Trabalho de acordo com a ABNT

O trabalho seguindo as normas da ABNT deve seguir a seguinte estruturação:

Capa: Contendo o nome da instituição de ensino, o nome do autor, o titulo do trabalho, o local e a data.

Pagina de rosto: Informações para identificação do trabalho, como nome da instituição, autor, titulo, informações quanto a disciplina, período, turma e professor orientador e local e data.

Ficha catalográfica: Localizada no verso da folha de rosto na parte inferior deve conter informações sobre o trabalho para catalogação.

Folha de aprovação: Folha em branco para informações da banca examinadora.

Epigrafe: deve conter citações de pensamentos que embasaram ou inspiraram o trabalho (epigrafe é opcional).

Dedicatória: Também opcional deve conter uma dedicatória (homenagem) do autor a quem colaborou para a conclusão do trabalho.

Sumario: Numeração de capítulos do trabalho, na mesma ordem que se sucedem no texto, indicando também a pagina inicial de cada capitulo.

Resumo: Como o nome sugere é um resumo do próprio autor destacando os pontos relevantes do texto, seu objetivo, resultados e conclusões do mesmo.

Introdução: Apresentação do assunto de forma direta.

Desenvolvimento: O conteúdo do trabalho em si.

Conclusão: Resultados e discussão dos temas inseridos no trabalho.

Abstract: Resumo em inglês do trabalho.

Anexos e Apêndices: Informações complementares do trabalho.

Referencias Bibliográficas: Autor, titulo, editora, local e data de publicação de qualquer material utilizado na pesquisa.

Notas de rodapé: Esclarecem informações e considerações não contidas no texto, porém, indicadas através de algarismos arábicos.

Qualquer duvida em relação a elaboração e estruturação do trabalho seguindo as normas da ABNT não deixe de utilizar o formulário de comentários abaixo, compartilhe também nas redes sociais.

Um comentário em “Normas da ABNT para trabalhos e monografias regras

  • 18/04/2013 em 11:32 pm
    Permalink

    Adiquirir mais conhecimento é sempre bom.

Deixe uma resposta