Nota Fiscal Eletrônica, Como funciona, Como emitir NF-e

Nota Fiscal Eletrônica

Se hoje nosso país caminha a passos largos e é exemplo de economia estável e desenvolvimento isso se deve principalmente pelos impostos recolhidos pelo governo federal, apesar de muitos não concordarem com a quantidade de impostos fica claro que eles são revertidos para diversos fins que contribuem com a igualdade social no país, uma forma de tributação é através de impostos recolhidos em processos comerciais, e para isso foi criada a Nota Fiscal Eletrônica.

Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica

Em suma a Nota Fiscal tem como função controlar e tributar vendas de produtos e serviços, sendo ela um meio de controle do governo, dificultando que empresas e prestadores de serviço soneguem impostos, e a nota fiscal eletrônica foi criada para incentivar a solicitação da mesma por parte dos consumidores.

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica

Como o nome já diz é um documento eletrônico, ou seja, existe apenas em versão digital, o que facilita a documentação de operações comerciais, mesmo não existindo em forma física a NF-e possui todas as validades jurídicas, como qualquer nota fiscal.

Links patrocinados

Na Nota Fiscal Eletrônica a autenticidade da mesma se dá através de assinatura digital, sendo que o emissor é responsável pelo envio do documento ao órgão competente, neste caso o Fisco.

Vantagens da NF-e

São inúmeras vantagens da Nota Fiscal Eletrônica e para melhor entendimento elas estão dividas em tópicos.

  • Facilidade de armazenamento – Por se tratar de uma forma eletrônica, o armazenamento e gerenciamento da mesma é facilitado, e através de copias de segurança o documento não se perde com o tempo.
  • Redução de custos – Além de reduzir custos devido a inutilização de impressoras, a NF-e ainda ajuda o meio ambiente, pois não utiliza papel.
  • Facilidades contábeis – A nota fiscal Eletrônica traz mais simplicidade e facilidades a escrituração contábil e fiscal.

Como emitir a Nota Fiscal Eletrônica

A nota Fiscal Eletrônica pode ser emitida por empresas que contribuem com ICMS, sendo que em alguns setores já é obrigatória a emissão da NF-e, sendo que a emissão da mesma se dá através de software disponibilizado pelo Ministério da Fazenda.

Para maiores informações sobre a Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, o recomendado é que você acesse o site da Fazenda, clicando aqui, e conheça o funcionamento da NF-e de maneira detalhada.

Deixe uma resposta