Os perigos da internet veja se você esta em risco

Conheço pessoas que tem muito medo de usar a internet, mais precisamente de realizar diversas tarefas que para outras pessoas é simples, a grande verdade é que existem muitos perigos na internet, e tudo que fazemos seja uma transação bancária ou até mesmo um simples envio de mensagem pode estar sendo monitorado, mas não se preocupe é conhecendo os perigos que aprendemos como evita-los.

Conheça os perigos da internet
Conheça os perigos da internet

E para conhecer melhor preparamos este artigo com os perigos da internet, assim você poderá saber se está em risco ou se outras pessoas que utilizam o computador estão arriscando não só informações virtuais como também bens materiais.

Os perigos da internet

É preciso saber inicialmente que mesmo você sendo um usuário experiente e que já tem horas de uso de computador você está em risco, mesmo nós que trabalhamos na área não estamos livres dos perigos da internet, principalmente quando falamos de vírus e malwares que podem monitorar o que fazemos no computador ou causar danos ao mesmo.

O perigo dos vírus na internet

Os vírus na internet estão a solta isso é um fato e irremediável porém é possível se proteger para que você evite esses males, como? Simples, não faça downloads de arquivos suspeitos, principalmente enviados por e-mail ou redes sociais, que são os maiores distribuidores de vírus atualmente, além disso, quando fazemos downloads de programas ou pirataria na internet estamos sujeitos aos vírus, isso porque é possível camuflar um programa malicioso em outros arquivos aparentemente inofensivos.

E como se proteger nestes casos? Como dissemos evitando o download de arquivos suspeitos e claro mantendo um antivírus sempre atualizado e fazendo varreduras constantes, mesmo os antivírus mais simples e gratuitos podem evitar que você esteja imune a maioria dos vírus conhecidos atualmente.

Os perigos dos sites de relacionamentos na internet

Os vírus são os principais perigos da internet
Os vírus são os principais perigos da internet

Hoje em dia é difícil encontrar pessoas que não tenham perfis criados em sites de relacionamento como o Facebook, o Twitter ou Badoo, e mesmo você sendo um adulto é preciso cuidado na hora de utilizar estas redes.

Crimes virtuais e até mesmo reais são cometidos com auxilio das redes sociais, isso porque hoje é comum as pessoas postarem o que estão fazendo, onde estão, com quem estão, e quais seus hábitos, o que é uma porta de entrada para criminosos.

Além disso, através das redes sociais com as informações que todos divulgam no perfil é possível utilizar-se de engenharia social, desta forma os criminosos podem descobrir muitos detalhes de sua vida, inclusive senhas.

Quando é criança os perigos da internet aumentam

Quando lidamos com crianças os perigos da internet aumentam
Quando lidamos com crianças os perigos da internet aumentam

Se para um adulto os perigos da internet são reais, para crianças estes riscos aumentam, principalmente pela ingenuidade dos pequenos, que podem fornecer informações através de sites de relacionamento, fazer downloads de arquivos infectados e até mesmo correr riscos com pedófilos ou serem vitimas de cyberbulling, por isso toda atenção deve ser redobrada.

Se você tem crianças em casa o ideal é que o uso, tanto em redes sociais, quanto em jogos e outras atividades sejam monitorada, não que você precise investigar o que a criança faz, porém, é necessário saber o que ela está fazendo, com quem está fazendo e evitar o acesso a sites restritos, inclusive de redes sociais, lembrando que a idade mínima para criar um perfil no Facebook por exemplo é 13 anos.

Com algum cuidado é possível estar atento aos perigos da internet e quem sabe até ficar livre e não deixar que os problemas atrapalhem o uso do computador, e você tem alguma coisa a acrescentar? Utilize os comentários abaixo e não deixe de compartilhar e curtir nas redes sociais para alertar amigos e familiares.

Deixe uma resposta