Pirâmide ou Marketing Multinível? Entenda a diferença

Muito tem se falado nos últimos meses sobre esquemas de pirâmides financeiras e marketing multinível, apesar de ambos serem muito parecidos não são exatamente a mesma coisa, já que no primeiro constitui-se um crime enquanto o segundo é um meio legal de negócios adotados por muitas empresas de grande porte.

Quer saber a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira?
Quer saber a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira?

Se você chegou até aqui é porque deve também ter se deparado com esses tipos de negócios, desta forma através do artigo abaixo irei falar um pouco mais sobre os modelos, destacando suas diferenças para que você não seja lesado e muito menos enrolads por criadores de sonhos, afinal, a grande maioria das pirâmides toca no emocional da pessoa, prometendo mundos e fundos para que todos os sonhos se realizem, a grande questão aqui é que não existe dinheiro fácil, ou seja, você tem que trabalhar duro para que o negócio de certo e mesmo assim o negócio pode ser caracterizado como uma pirâmide como vimos recentemente acontecer com grandes empresas no mercado brasileiro.

No geral a estrutura de pirâmide ou piramidal muito se assemelha com modelos legais de negócios, com divisão hierárquica como vemos em grandes empresas onde o funcionário responde ao supervisor que por sua vez responde ao gerente que deve prestar contas aos diretores, por isso dizer que apenas a estrutura com “pessoas” abaixo na linha de evolução caracteriza como uma pirâmide é errôneo, afinal, até o governo atua desta forma, então não se baseie apenas por essa estrutura para saber de uma determinada empresa é ou não uma pirâmide financeira, atente-se também a outros fatores.

Como funciona uma pirâmide financeira (ilegal e criminosa)?

Uma pirâmide financeira em sua definição clássica funciona como uma geradora de fundos, onde o principal ativo da empresa é a troca de valores entre os participantes da mesma, ou seja, você baseia seus lucros principalmente no recrutamento de novos participantes.

Vemos frequentemente esquemas como esse quebrarem, isso porque os novos recrutados não conseguem captar novos participantes tornando a operação insustentável, pois não existem fundos para pagamentos, neste caso a base ou as partes mais baixas da pirâmide perdem dinheiro, e os precavidos que estão no topo pulam fora antes que o barco afunde.

Veja como uma pirâmide financeira se torna insustentável
Veja como uma pirâmide financeira se torna insustentável

É possível identificar uma pirâmide financeira facilmente, basta checar se ela oferece um produto ou serviço real, se não for oferecido nenhum produto o esquema claramente é uma pirâmide, mas fique atento, pois mesmo esquemas com produtos podem ser qualificados como pirâmides, como veremos abaixo.

Outra maneira muito simples de identificar este tipo de negocio é o fato de você precisar recrutar novos participantes para o programa, pois programas de pirâmides em sua maioria oferecem retornos financeiros em troca de novos participantes, neste modelo fica claro que o seu lucro será proveniente deste recrutamento e a venda de produtos e serviços ficará em segundo plano.

Como funciona o marketing de rede? (Programa Legalizado)

Grandes empresas como a Avon e a Natura atuam desta forma onde o programa tem um modelo de vendas diretas ao consumidor, onde cada representante ou revendedor é responsável pela propaganda dos produtos da empresa, que por sua vez dispensa valores gastos com publicidades e conseguem atingir um publico até maior, neste sistema a empresa premia distribuidores através de comissões sobre a venda de produtos.

Mas aqui você me pergunta, mas estas empresas também não premiam vendedores que recrutam novos participantes? A resposta é sim, porém, o que difere o esquema de pirâmide financeira do marketing multinível é que o sistema não se baseia apenas nisso, sendo a fonte principal de ganhos feitas através da venda direta dos seus produtos, desta forma a participação do revendedor não é condicionada ao recrutamento, e sim as suas vendas de produtos.

Desta forma é fácil reconhecer um sistema legitimo, pois se você for convidado para um meio mágico de geração de dinheiro que não inclua uma impressora da casa da moeda e suas comissões estejam atreladas ao recrutamento de novos participantes desconfie, e não seja enganado, fuja antes que você perca dinheiro.

Como não cair em esquemas de pirâmides

Se depois de ler tudo que mencionamos acima e mesmo assim você ainda tiver duvidas se determinada empresa é ou não é uma pirâmide veja cada um dos itens abaixo, e estude o caso e tire suas próprias conclusões.

Existe um produto ou serviço?

Como disse acima no artigo você deve verificar se existe um produto ou serviço real, e mesmo que exista verifique se o mesmo é legal e tem permissão de comercialização, vimos recentemente empresas classificadas como pirâmides financeiras que comercializam ou diziam comercializar produtos reais, como um sistema de comunicação que funcionava como o Skype, um sistema de rastreadores veiculares que não tinham registro na Anatel e até sucos que não possuem comprovações de sua eficácia e estudos apontando o mesmo como menos nutritivo que um suco de uva simples (que por sinal é o que contem menos nutrientes entre todas as frutas).

O lucro sobre o valor investido é viável?

Alguns esquemas prometem que o seu investimento será quadruplicado em apenas alguns meses, na pratica nenhum investimento consegue render tanto sem riscos, por isso desconfie quando o relatório estimados de ganhos for muito alto.

Como funciona o treinamento?

É de se esperar que a empresa ofereça produtos, serviços e treinamentos aos seus novos colaboradores, se não oferecer isso pule fora de imediato, mas também fique de olho se o que está sendo oferecido neste treinamento é uma forma de vender os produtos e serviços ou apenas uma lavagem cerebral para que você recrute novos colaboradores.

De onde vem o dinheiro?

Por mais que seja alegado que o dinheiro tem como parte a venda de produtos verifique se o mesmo não está condicionado a captação de novos recrutas, pois o recrutamento deve ser a menor fatia dos rendimentos.

Qual a historia dessa empresa?

Não acredite quando a conversa iniciar com a empresa “tal” é a líder em vendas nos Estados Unidos, Canadá, ou outros países, isso porque muitas pirâmides financeiras tem usado isso como trunfo para o recrutamento, verifique como está a credibilidade da empresa nestes países e se ela realmente existe (caso não entende inglês utilize o Google Tradutor).

Você irá receber o dinheiro de volta de não gostar?

Isso é importante, verifique no contrato ou com o recrutador de você poderá devolver os produtos que adquiriu para revender, se a resposta for negativa desconfie, pois se o produto é tão bom eles não devem ter problemas em recomprar e um outro colaborar vender os mesmos, ou o valor inicial esta condicionado a participação no esquema? Isso por si só já se caracteriza como uma pirâmide financeira.

O dinheiro irá entrar rapidamente em sua conta?

Como disse no inicio do artigo não existe enriquecimento rápido ou fácil, tudo envolve trabalho e dedicação.

Com isso acredito ser possível que você formule sua opinião e possa chegar a uma conclusão sobre determinada empresa, note que não citamos nenhum nome de empresa para não comprometer as mesmas e porque fomos alvo de uma notificação judicial solicitando a retirada imediata de artigos deste site, por isso, este texto explicativo poderá ajudar mais do que se citarmos determinadas empresas.

Esperamos que essa publicação seja útil e que você possa formar sua opinião sobre o marketing multinível e os esquemas de pirâmides financeiras, que somente visão lesar o consumidor, o formulário de comentários abaixo está aberto para que você possa expor o seu ponto de vista, já que aqui é um espaço democrático. E não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e familiares através das redes sociais para que cada vez mais pessoas estejam conscientes que existem muitas empresas querendo lesar o trabalhador comum.

Um comentário em “Pirâmide ou Marketing Multinível? Entenda a diferença

  • 17/08/2013 em 9:34 am
    Permalink

    É realmente existe muitos espertos para tirar nosso dinheirinho.

Deixe uma resposta