Programa de Trainee vale a pena? O que é e suas vantagens

Conheça e saiba como funcionam os programas de Trainee

Recentemente recebemos um série de perguntas sobre o que é ser Trainee, e como funcionam os programas de Trainee de grandes empresas, por isso hoje trazemos para você uma visão deste tipo de programa, para que você tenha em mente o que esperar quando se candidatar a uma vaga em qualquer tipo de empresa.

Conheça e saiba como funcionam os programas de Trainee
Conheça e saiba como funcionam os programas de Trainee

Primeiramente podemos dizer que programa de Trainee é indicado para aqueles recém formados e que buscam uma melhor qualificação no mercado de trabalho, já que podem ingressar em uma grande empresa, sem tantas exigências como vemos claramente em vagas de emprego sênior ou pleno.

Mas o que é Trainee?

Ao pé da letra na tradução Trainee significa basicamente como treinamento, ou aquele que está em treinamento. Isso faz com que muita gente confunda programa de Trainee com estágio, apesar de parecidos as vagas são bem diferentes.

Geralmente um estagiário em uma empresa tem um contrato com duração pré-determinada e ao final do programa é desligado da empresa, salvo raros casos onde o funcionário é efetivado e passa a fazer parte do quadro de funcionários da empresa, além disso, no estágio a remuneração na maioria das vezes é apenas uma ajuda de custo. Em contrapartida em programas de trainee, o funcionário tem carteira assinada a partir do primeiro dia de trabalho, e a remuneração consegue suprir diversas necessidades do funcionário.

Basicamente podemos dizer que um funcionário contratado através do programa de Trainee irá receber por parte da empresa um grande feedback e será orientado quanto aos procedimentos de diversas áreas da empresa, para que no futuro seja incorporado ao quadro de funcionário e possa conquistar altos cargos em determinados setores da empresa.

Como funcionam os programas de trainee?

Saiba quais são os maiores programas de trainee do Brasil
Saiba quais são os maiores programas de trainee do Brasil

Como dissemos no programa de trainee recém formados em diversas áreas de atuação participam de um processo seletivo, para fazer parte de programas de formação de lideres em diferentes empresas, se aprovado o candidato terá um período pré-determinado para receber treinamentos em diferentes áreas da empresa.

Links patrocinados

Programas de Trainee tem duração variada, podendo ir de um à três anos, durante o período o candidato é “preparado” para ocupar vagas de liderança e altos cargos nas empresas, claro que esta efetivação e destacamento para cargos importantes também dependem do candidato e de sua atuação junto a empresa.

Vantagens dos programas de trainee

Dissemos no inicio do texto que os programas de Trainee são excelentes oportunidades para aqueles que desejam uma boa colocação no mercado de trabalho mas precisam também adquirir experiência na área.

Dentre as principais vantagens que um programa de Trainee pode oferecer podemos destacar:

  • Boa remuneração inicial;
  • Variação de funções que ajudam a dar experiência ao candidato;
  • Diferentes treinamentos que enriquecem o currículo;
  • Acompanhamento através de coaching ou tutores;
  • Relacionamento intrapessoal com pessoas importantes dentro da empresa;
  • Grandes chances de crescimento rápido dentro da empresa.

Maiores programas de trainee do Brasil

Ficou evidente as vantagens e porque você deve se candidatar a uma vaga em programas de trainee de diferentes empresas, porém, agora é hora de escolher qual empresa participar, nossa sugestão é que como em concursos públicos você busque participar de diferentes processos seletivos diferentes, afinal, alguns processos chegam a  ter mais de mil inscritos por vaga.

Os programas de trainee mais procurados no Brasil todos os anos são das multinacionais Ambev e Unilever que se realizam todos os anos e em suas ultimas edições contaram com um numero superior a 50 mil inscritos, desta forma é importante você se preparar e conhecer a proposta de diversas empresas.

Grandes empresas fazem a seleção de participantes para programas de trainee todos os anos, por isso é preciso ficar de olho em sites que cuidam especificadamente de empregos e também em sites de grandes companhias, além disso, sempre que possível trazemos aqui novidades sobre os diversos programas que se abrem todos os anos.

E você agora já sabe o que é programa de trainee? Está pensando em participar do processo seletivo para alguma grande empresa? Compartilhe abaixo nos comentários o que acha destes programas e quais são suas expectativas.

Deixe uma resposta