Rank Alexa, Como funciona e como melhorar

O Rank Alexa é um importante “medidor” de trafego na Internet, hoje o Alexa é mantido pela Amazon, porém, isso não significa que a empresa tenha privilégios com este ranking. Como a grande maioria dos ranks na Internet o Rank Alexanão fornece precisamente quais são os dados coletados para posicionamento dos sites, ou seja, a métrica utilizada não é apenas as visitas do site como muitos pensam, apesar de que este é um fator importante.

Rank Alexa, Como funciona e como melhorar
Rank Alexa, Como funciona e como melhorar

O Rank Alexa não é destinado somente aqueles que desejam Criar Sites, mas sim para usuários gerais na Internet, afinal, no próprio site é possível matar a curiosidade e conhecer os maiores sites da Internet, seja a nível mundial ou nacional, como o Rank Alexa de sites no Brasil, além disso, o usuário poderá escrever sua opinião sobre o site em questão, e ter acesso a diversas informações sobre o mesmo.

Quando o Rank Alexa é atualizado?

A atualização do Rank Alexa acontece a cada 24 horas, porém, caso seu site seja novo ele pode demorar um tempo até aparecer na listagem, além disso, o rank mede os 3 ultimos meses de tal site, por isso você pode criar um site hoje e daqui um mês ele ter 10 mil visitas (por exemplo) e você ainda ficar atrás de muitos sites menos visitados.

Como ver o Rank Alexa?

Para ter acesso ao Rank Alexa você deve acessar o site Alexa através do link abaixo, e uma vez no site basta você digitar o endereço do seu site e clicar em Search.

Rank Alexawww.alexa.com

Após a consulta o site aparecerá no Rank Alexa como na imagem abaixo (em que consultamos nosso site)

Rank Alexa
Vemos que o Notícias e Moda ocupa a posição 392 mil no rank Mundial e pouco mais de 6 mil no Rank Brasileiro

Vemos alguns dados sobre o site em questão, porém, vale lembrar que nem todos os dados são 100% precisos, e o rank Alexa passa a ser mais detalhado quando um site atinge uma colocação abaixo de 100,000 (sim, o rank funciona da forma inversa, então quanto menor o numero melhor o site).

Barra de ferramentas Alexa

A barra do Alexa ou Alexa Toolbar é uma excelente forma de você acompanhar seu site sem ter que acessar o site do Alexa pois a barra apresenta diversas informações sobre o site enquanto você navega nele.

Além disso a toolbar ainda ajuda a aumentar seu Rank Alexa, isso mesmo, cada vez que um usuário com a barra instala visita o site, alguns pontos a mais são atribuídos ao site, por isso é importante que você instale a barra e incentive seus visitantes a fazerem o mesmo.

Alexa Toolbarwww.alexa.com.br

Colocando o Alexa Rank no seu site

O site Alexa também disponibiliza widgets para que você mostre aos seus visitante qual posição ocupa no rank Alexa e algumas outras informações, abaixo você pode ver nosso Widget, com algumas informações. Alguns especialistas afirmam que os widgets ajudam também a melhorar o Rank do Alexa, pois a cada clique do visitante no Widget alguns pontinhos a mais são somados, bom melhor não arriscar, não é mesmo?

Widgets Rank Alexawww.alexa.com

Essa opinião sobre o widget foi comentada também pelo Adelson Smania lá do Gerenciando Blog, no artigo ele ainda fornece algumas informações para você que quer Aumentar o Rank Alexa, confira e dê também sua opinião sobre o Rank Alexa.

5 comentários em “Rank Alexa, Como funciona e como melhorar

  • 30/05/2012 em 1:34 am
    Permalink

    muito bom gostei do Post

  • 28/07/2012 em 2:50 am
    Permalink

    hum, muito interessante… pelo que entendi então, se o site/blog tiver menos de 3 meses de “vida”, nem adianta esperar boa colocação… é isso mesmo?

    Muito bom mesmo o artigo!

  • 02/08/2012 em 5:34 pm
    Permalink

    Exatamente Valdir, só dá para medir com precisão o rank depois de bons meses, diria que até mais do que os 3 meses, afinal, os primeiros meses de um site podem ser bem fracos em termos de visitação.

  • 22/10/2012 em 11:11 am
    Permalink

    Olá.

    É posição geral que o alexa.com perdeu credibilidade.
    Não mostra o pagerank real nem se você se esforçar por seis meses ou mais para criasr backlinks de qualidade.
    O que aconteceu? Ningém do Alexa ou da poderosa Amazon diz.
    Não é mais confiável. Procurem outras ferramentas.
    Quais?
    Sinceramente prefiro ficar com o Google Analytics.

  • 01/12/2012 em 4:55 am
    Permalink

    Cada ferramenta é destinada aos seus devidos fins, o Alexa realmente está deixando a desejar, mas ainda pode ser util na hora de estimar trafego/detalhes dos concorrentes.

Deixe uma resposta