Receita de Lentilha Simples e Rápida

Muitos acreditam que a lentilha é um prato típico das festas de final de ano, mas isso não é bem a verdade já que é um prato presente em diversos lares brasileiros durante todo o ano, note que a lentilha é uma leguminosa que quando bem preparada e com acompanhamentos certos pode se tornar um prato saboroso. Além disso, a lentilha é um prato que traz diversos benefícios para nosso organismo como veremos abaixo, e pode substituir acompanhamentos como o feijão.

As lentilhas ou a lentilha faz parte da alimentação a milhares de anos, seu consumo remonta o período neolítico, sendo que foi uma das primeiras culturas agrícolas do Oriente Médio, além disso, existem evidencias arqueológicas que indicam que a lentilha era consumida a cerca de 10000 anos atrás.

Receita de lentilha

Benefícios Nutricionais da Lentilha

Depois de falarmos um pouco da historia da lentilha vamos ver um pouco dos seus valores nutricionais e dos benefícios que elas trazem ao organismo e acredite são inúmeros, a lentilha é composta de cerca de 30% de proteínas, ou seja, entre as leguminosas é o terceiro maior peso em proteína perdendo apenas para a soja e o cânhamo.

Dentre suas proteínas destacamos aminoácidos essenciais como a isoleucina e a lisina, além disso, a lentilha contem fibras alimentares, acido fólico, vitamina B1 e minerais, além disso, é uma fonte de ferro, onde um copo de lentilha corresponde a metade da necessidade diária de ferro do organismo.

Receita de Lentilha Simples

Como fazer lentilha

Abaixo você confere uma receita de lentilha simples, mas você pode complementa-la com bacon ou linguiça o que torna o prato ainda mais saboroso.

Ingredientes

  • 250g de lentilha;
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • 100g de linguiça calabresa (este item é opcional);
  • Sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite.

Como fazer lentilha

O modo de preparo da lentilha é bastante simples, você deverá deixar a lentilha de molho por algumas horas, em seguida leva-la para uma panela de pressão e deixar cozinhar por 15 minutos juntamente com a linguiça, lembramos que a agua na panela deverá cobrir a lentilha.

Ao final do cozimento reserve, em uma panela doure o alho no óleo ou azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente a lentilha e o sal, por fim cozinhe novamente a lentilha refogada até que ela amoleça.

Viu como a receita de lentilha é simples e rápida? Além disso você pode servi-la com arroz, substituindo o feijão, caso tenha outras dicas use os comentários abaixo.