Site da Globo.com redirecionando para Sawpf.com

Acesse o site da Globo e clique com o botão direito do mouse, selecione "Exibir código fonte"

Domingo pela manhã, como de costume liguei o computador e fui ler algumas notícias, entrei na Globo.com e abri cerca de 6 abas com os assuntos de meu interesse e para minha surpresa percebi que o link que cliquei acabou sendo redirecionado para um tal de Sawpf.com, logo pensei “meu pc está com vírus”.

Como saída, abri meu antivírus, atualizei e fiz uma varredura rápida, porém, nada foi encontrado, acreditei ser um vírus novo e parti para o todo poderoso Google para descobrir do que se tratava, logo me deparo com centenas de usuários relatando o mesmo problema e justamente com o site da Globo.com (alguns relatam problemas em outros sites, mas a maioria é na Globo mesmo).

Decidi ir a fundo e tentar descobrir do que se tratava e logo descobri que o redirecionamento ocorria devido a um script presente no código fonte do site da Globo, para ver com seus próprios olhos faça o mesmo que fiz nas imagens abaixo.

Acesse o site da Globo e clique com o botão direito do mouse, selecione "Exibir código fonte"
Acesse o site da Globo e clique com o botão direito do mouse, selecione “Exibir código fonte”
No código fonte, aperte "Ctrl + F", e digite na caixa Sawpf, desta forma você irá localizar o código do Script
No código fonte, aperte “Ctrl + F”, e digite na caixa Sawpf, desta forma você irá localizar o código do Script

Ok, com o código em mãos fui tentar descobrir o que era, e para minha surpresa descobrir que não, provavelmente o site da Globo.com não havia sido hackeado, e o suposto código teria sido incluído propositalmente no código fonte do site acima citado, mas ai vem o questionamento, porque a Globo faria isso? E a melhor resposta é mostrando o que é o Sawpf.com e para que o script é utilizado.

Links patrocinados

O que é o Sawpf.com na Globo.com

O Sawpf é uma suposta iniciativa criada por programadores para que os usuários de determinado site atualizem seus navegadores, ótima iniciativa, já que muitos browsers desatualizados não desfrutam de todas as novidades em termos de programação e tem acesso a determinados recursos. Até aqui tudo bem, porém, o script deveria agir da seguinte forma: Ao acessar o site o usuário receberia uma mensagem no topo do navegador, recomendando a atualização, como na imagem abaixo que encontrei no Twitter do @cainanunes, e para saber mais sobre a iniciativa clique aqui.

Suposta barra Sawpf indicando a atualização do navegador ao usuário
Suposta barra Sawpf indicando a atualização do navegador ao usuário

Sendo assim, das suas uma, ou o script original do Sawpf.com foi hackeado e alterado (já que os sites que usam o script o carregam do servidor do Sawpf), ou a pessoa que criou a iniciativa resolveu angariar fundos (pois a página destino do redirecionamento é uma página caça cliques).

Agora o que resta é saber quanto tempo será necessário para que os “técnicos” do Globo.com resolvam o problema do Sawpf.com, e claro, de outros sites também, afinal, o problema não está no meu ou no seu computador, mas sim no código fonte do site deles. E que sirva de aviso a todos os que utilizam scripts vindos de outras fontes, isso pode acontecer, por isso é preciso cuidado ao inserir códigos em seus respectivos sites.

2 pensamentos em “Site da Globo.com redirecionando para Sawpf.com”

  1. Pingback: Site da Globo.com redirecionando para Sawpf.com...
  2. Parabens pela matéria, chequei os dados analisados e é bem provável esta causa, e como o autor do site disse temos que tomar cuidado com os scripts externos do site.

Deixe uma resposta