Taticas do Handebol, Sistema Defensivo e Ofensivo


O Handebol é um esporte em crescimento no Brasil, hoje falamos sobre as táticas do Handebol, seus sistema ofensivos e defensivos e diversas outras informações sobre posicionamento de jogadores.

O Handebol é um esporte que tem crescido bastante no Brasil e tem deixado de fazer parte apenas da grade de esportes na disciplina de educação física nas escolas e tem obtido diversos resultados expressivos fora do país, em termos olímpicos o esporte está cada vez mais perto da sua primeira medalha de ouro na modalidade, esperamos que as Olimpíadas de 2016 no Rio sejam o divisor de aguas no Handebol.

handebol taticas 300x225 Taticas do Handebol, Sistema Defensivo e Ofensivo

Táticas do Handebol

Já falamos um pouco sobre as regras do Handebol, porém, um estudioso do esporte não deve se contentar apenas com as regras, afinal, o esporte possui diversos aspectos defensivos e ofensivos que tornam o jogo além de dinâmico muito tático dependendo muito dos conhecimentos técnicos de toda a equipe.

Sistema Tático do Handebol

O esquema tático ou as táticas do Handebol se baseiam na disposição dos jogadores em quadra, ou seja, seu posicionamento, seja ele no ataque ou na defesa que devido ao dinamismo do esporte podem ter variações em todas as suas transições.

Sistemas defensivos do Handebol

O Sistema defensivo do Handebol, tem como objetivo lógico não deixar que o ataque da equipe adversaria penetre a linha de marcadores e vaze a baliza do arqueiro (goleiro), desta forma o sistema defensivo pode ser:

Individual: Marcação individual homem a homem que abrange todo a quadra de jogo, porém, pode ser aplicada apenas em meia quadra ou próxima a área.

Marcação zona: Como o nome já diz o grupo de jogadores deverá defender um espaço determinado, no geral próxima a área de defesa.

Marcação Mista: Este sistema defensivo é um dos mais completos, pois ele é a combinação dos sistemas citados anteriormente, não deixando o adversário executar suas ações no ataque.

handebol defesa ataque Taticas do Handebol, Sistema Defensivo e Ofensivo

Sistema Ofensivo e Defensivo do Handebol

Sistemas ofensivos do Handebol

Contrario do sistema defensivo o sistema ofensivo do Handebol tem como objetivo vazar a baliza adversaria, com trabalho de bola e tiros de longe, estes sistemas podem ser:

Posicional: Troca rápida de bola, onde cada jogador deverá ocupar uma posição pré-determinada fazendo a bola correr toda a quadra adversária para abrir espaços.

Circulação: Como o nome diz neste sistema ofensivo os jogadores devem se movimentar constantemente, trocando de posições e abusando dos passes rápidos, funciona muito bem contra marcações individuais, onde o jogador consegue atrair os defensores deixando espaços livres para os companheiros de equipe.

Combinado: Uma mescla dos sistema abordados acima, onde um grupo de jogadores é responsável por circular a bola e outro deverá se movimentar para abrir espaços.

Independente do sistema escolhido os jogadores do Handebol se dividem da seguinte forma: Goleiro, Armador Central, Armadores ou meias direito e esquerdo, pivô, pontas (direita e esquerda).

Estas são as principais táticas do handebol, seu sistemas defensivos e ofensivos, em casos de duvidas ou informações adicionais compartilhe através do formulário de comentários abaixo.



Veja também:

Contratações do Bahia 2012
Contratações do Coritiba 2012
Contratações do Vitória 2012
Flamengo 2013, Noticias, Contratações, Fotos




Receba notícias sobre Taticas do Handebol, Sistema Defensivo e Ofensivo no seu e-mail!
Insira seu e-mail:




25 comentários

  1. sarah..oliveira says:

    obrg.. espero tira 10 em ed.fisica me ajudou bastante :)

  2. thaisa freitas says:

    eu gostei mas eu presisava dos nomes nao o que é

  3. julia says:

    adoro handebol sou quase uma atleta na escola,sou o pivo que sempre fica infiltrado na defesa do adversario

  4. julia says:

    e tambem fiz prova e tirei 10,00 claro muito obrigada pela ajuda

  5. Pedro says:

    Valeu no meu jogo vai ser mais facil marcar e atacar

Comente