Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC

Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC – Durante a análise de afazeres acadêmicos e também artigos científicos, é geral encontrarmos diversos abreviações nas citações, referências bibliográficas e também notas de rodapé. Uma delas, e também que mas levanta dúvidas sobre das normas de utilização, é a apud ABNT.

Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsáveis pela padronização técnica das produções feitas no país, contribuindo para a totalidade compreensão e também identificação desses fainas.

Bastante conhecidas dos alunos de cursos superiores e também pós-graduação, as normas da ABNT não são unanimidade entre os estudantes, porém como são utilizadas, por padrão, em monografias, produção de teses e também no Trabalho de Desfecho de Curso ( monografia ), entre muitas outras produções acadêmicas, é preciso aprender a dominar essas menarquia.

O que é o apud

Originária do latim, a vocábulo “apud” significa “citado por ”. Na metodologia dos fainas acadêmicos e também da ABNT, a sentença é utilizada na chamada de uma referência bibliográfica, para indicar uma citação da citação.

Apud ABNT

Ou melhor, se você está lendo uma determinada obra para fabricar o seu trabalho, encontra um trecho interessante de uma manadeira externa nela e também percebe que esse trecho é possível que ser empregado na sua produção, é enquanto se faz necessário o uso do apud.

Utilizando tal recurso, você mostra ao seu ledor que você não acessou de forma direta aquela manadeira citada, porém sim o artigo de outro responsável que utilizou a citação considerada interessante por você.

Apud ABNT: O que é, como utilizar no TCC

A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define medidas específicos para a utilização do apud. Desse modo, as paquete da ABNT para apud são as mesmas para os casos de citação direta e também citação indireta – basta acrescer a frase latina entre parênteses.

Apesar dos benefícios que a citação por via é possível que encaminhar para o seu artigo, é recomendável utilizar o apud com cautela, porque há o risco de que você interprete a fala original de forma errônea, além da possibilidade de possuir falhas na transcrição do parágrafo por uma parte do outro responsável.

A melhor orientação é só vestir a citação da citação em situações nas quais você não teve chegada ao livro ou documento original, devido ao fato de este ser vasqueiro ou estar indisponível, porém acabou encontrando outro responsável que teve a obra em mãos e também fez uma citação bastante essencial para você utilizar em seu trabalho.

Caso contrário, corra detrás da obra original em bibliotecas, sebos ou nas redes sociais, e também leia- a direta para citá-la em sua produção, evitando vestir fontes de segunda mão.

 Como utilizar apud na monografia

Para ajudar a distinguir o uso do apud ABNT, vamos considerar o seguinte exemplo hipotético. Suponhamos que você está lendo o livro de Marcelo Oliveira, publicado em 2000, e também encontra, na página 20, o seguinte trecho: Segundo Mendonça (1990, p. 61), “O cosmos brotou a gretar de uma extensa explosão”..

Você acredita que a informação é relevante para a sua produção e também quer utilizá-la, porém não consultou de forma direta o cláusula de Mendonça. Diante disso, a citação por canal deverá ser utilizada deste modo em seu escrito :

“O cosmos apareceu a lascar de uma extensa explosão” (MENDONÇA, 1990, apud OLIVEIRA, 2000, p. 20).

E também nas referências bibliográficas, é necessário referir somente a obra de Oliveira, uma vez que ela foi a maneira consultada para a produção do seu escrito.

Deixe uma resposta