Desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação

Esta fase do desenvolvimento do feto, é marcado principalmente pelo aumento do pescoço, fazendo com que o bebê possa mexer a cabeça com maior facilidade. Nesta fase também, a cabeça do bebê é responsável por metade do tamanho dele, e os dedos polegares estão bem diferente dos outros dedos, facilitando assim a observação no exame de ultrassom.

Nesta época da gestação, é comum o médico solicitar ultrassom morfológico, que vai avaliar como anda o desenvolvimento do bebê. Neste exame é possível verificar alguma doença genética ou até mesmo má formação.

Nesta fase da gestação as mãos e os pés do bebê já estão totalmente formados os músculos assim como as articulações e os ovos vão ficando mais rígidos a cada semana. A bexiga do bebê, já está totalmente formado e funcionando de forma adequada, nesta época o bebê faz xixi a cada 30 minutos, a urina fica dentro da bolsa, e a placenta é responsável por eliminar todos os resíduos da mesma.

O sistema nervoso central do bebê já está completo porém não totalmente desenvolvido, isso ocorrerá no primeiro ano de vida do bebê. Nesta fase também o bebê já parece um recém-nascido, e se for feito um exame de ultrassom 3D é possível ver detalhes mais específicos do bebê.

Com 13 semanas, o bebê já mede cerca de 5,4 cm e o peso de pra cima da mente 14 g.Desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação

Alterações na mulher com 13 semanas de gravidez.

Com treze semanas de gravidez é possível que a mulher tenha pequenas falhas de memória recente, fazendo com que a mulher sinta um pouco mal, porém isto é normal.

A barriga e os seios começam a se desenvolver e aparecer mais. Com relação alimentação é indicado consumir mais cálcio, fazendo com que os ossos do bebê se desenvolvam melhor.

Deixe uma resposta