Desenvolvimento do bebê seis semanas de gestação

Cada semana no desenvolvimento do bebê é algo inacreditável, são diversos desenvolvimentos que devem ser levados em conta. Na gestação de seis semanas, que representa um mês e meio de gravidez, o grande destaque para as seis semanas de gestação fica por conta do sistema nervoso central, que agora apresenta abertura para o cérebro e a base da coluna está fechada.

Desenvolvimento do bebê seis semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê seis semanas de gestação

Nesta fase da gravidez, mesmo o embrião sendo muito pequeno o seu desenvolvimento é muito rápido. Já é possível perceber o ritmo cardíaco do bebê com muito mais facilidade, porém sua circulação sanguínea ainda é muito básica.

Nesta fase assim como na seguinte, os pulmões começam a se desenvolver, porém vão demorar quase toda gravidez para estarem devidamente formados.

Vale ressaltar também, que com seis semanas de gestação, o feto continua bem pequenininho com apenas 4 mm.

Durante o ultrassom será possível ouvir o batimento cardíaco do bebê, porém nem sempre dá pra ver a imagem do embrião, isso significa que ele é muito pequeno para ser visto em um exame de imagem.

Mudanças na mulher

Com seis semanas de gestação ainda não é possível apresentar um crescimento da barriga porém alguns outros sintomas aparecem com muito mais facilidade. A vontade de urinar passa ser mais frequente já que o sangue está sendo bombeado muito mais vezes, utilizando muito mais os rins para filtrar o mesmo. Nesta fase da gestação, é ideal tomar ácido fólico, porque ele é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, porém é fundamental que o médico obstetra recomende o ácido fólico ou uma outra combinação para prevenir anemia na gravidez, que é um problema muito comum entre as mulheres.

O cansaço excessivo, cólica, sono e algum tipo de enjoo pela manhã ainda faz parte dos sintomas da mulher grávida, porém se a mulher perceber que está com muita cólica ou muita dor pélvica é fundamental que ela entre em contato com seu médico, solicite um ultrassom para verificar se o embrião está realmente dentro do útero ou se é somente a gravidez ectópica, que no caso é recomendado o aborto.

Deixe uma resposta