Desenvolvimento do feto 14 semanas de gestação

Com 14 semanas de gestação, o grande destaque fica fica por conta do desenvolvimento do feto, ele já está completamente formado porém ainda precisa crescer e desenvolver os órgãos e seu sistema.

Dentro do útero da mãe, o bebê já pode se movimentar porém a mamãe ainda não vai sentir-lo. O rosto já está completamente formado ele pode até mesmo fazer biquinho,virar a cabeça, fazer caretas, enrugara testa, porém esses movimentos são involuntários, ele ainda não tem controle sobre os mesmos.Desenvolvimento do feto 14 semanas de gestação

As unhas começam a crescer nas mãos e nos pés do bebê, nesta fase já tem até mesmo impressão digital. Ele também pode já ter desenvolvido sobrancelhas, cabelo, assim como alguns pelos pequenos pelo corpo. Nesta fase da gestação os órgãos sexuais do bebê já estão totalmente desenvolvidos, e nesta fase o médico já pode dizer se é menino ou menina através do ultrassom.

A Placenta também se desenvolve com muita rapidez, garantindo que o bebê receba todo o alimento que precisa, além disso o cordão umbilical já leva para beber sangue e alimento, além é claro do oxigênio.

Nesta semana, é indicado que o médico faça a medição da translucencia nucal. Este exame é feito através de uma ultrassonografia e o médico irá realizar um exame para detectar sinais da Síndrome de Down e outras doenças, se a mãe tiver mais de 35 anos ou possuir histórico de doenças genéticas na família, esse exame pode ser indicado entre a 15ª semana e a 18ª semana de gravidez.

Alteração no corpo feminino com 14 semanas de gravidez

Com 14 semanas de gestação, é facilmente notado que mulher está grávida, ela passará a ter uma silhueta muito mais arredondada e a barriga pode ser notada com mais facilidade. O ideal nesta fase é utilizar calcinhas e sutiãs de pessoas grávidas, não apertando a barriga nem os seios, e trazendo muito mais conforto para as mulheres, nesta fase também é possível que a mulher sinta menos enjoada e muito mais disposta, a tranquilidade também passa fazer parte, deixando a estabilidade emocional de lado.

Nesta fase a mulher costuma ficar muito mais relaxada pois o risco de aborto espontâneo é muito reduzido. Também é recomendado, que a mulher comece a praticar algum tipo de atividade física, como caminhadas, natação, pilates, tudo muito leve e sem muito esforço porém, sem parar de se movimentar.

Deixe uma resposta