O que é o jejum intermitente e como ele funciona

As pessoas estão cada vez mais em busca de um corpo bonito em uma saúde em dia, e estão sempre procurando novas formas e novas dietas para alcançar o seu objetivo. A dieta da moda fica por conta do jejum intermitente, que promete fazer um emagrecimento saudável e mais facilitado. Mas você sabe realmente o que é o jejum intermitente? Hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre o jejum intermitente, quais são seus protocolos, como funciona, como deve ser feito e tudo mais.

O que é o jejum intermitente?

Para começar vamos falar um pouco mais o que é exatamente  o jejum intermitente, permitindo assim que você comece este protocolo com muito mais clareza.

o jejum intermitente é um método de emagrecimento onde o indivíduo deve ficar algumas horas em seu dia sem ingestão de nenhum alimento, após o horário pré-estabelecido, poderá retomar a ingestão alimentar de forma controlada.

Qualquer pessoa pode fazer o jejum intermitente?

Uma dúvida muito comum para as pessoas que desejam fazer o jejum intermitente é,  se qualquer indivíduo pode fazer o jejum intermitente.

Qualquer dieta antes de ser feita deve ser consultada ao médico, somente ele está capacitado para verificar a sua saúde, verificando assim se você está apto para participar do jejum intermitente.

Criança, adolescente, gestão e idosos  assim como pessoas que têm diabetes não devem aderir ao jejum intermitente.

 

Como funciona o jejum intermitente

O jejum intermitente proporcionar para as pessoas cinco tipos de protocolo, que são eles 12 horas em jejum, 14 horas em jejum, 16 horas em jejum,  18 horas em jejum ou até mesmo 24 horas em jejum. Ou seja, durante o protocolo escolhido você deve ficar sem ingerir nenhum alimento calórico.

 

Durante protocolo escolhido você  pode consumir Café sem açúcar nem adoçante, água com limão sem açúcar e sem adoçante, água, chá sem açúcar e sem adoçante, chiclete sem açúcar.

Depois de cumprir o protocolo estabelecido indivíduo pode se alimentar normalmente, porém é recomendado optar por alimentos mais saudáveis evitando alimentos industrializados e cheios de Açúcar.

Ao realizar estes protocolos você poderá verificar um processo de perda de peso, vai conseguir diminuir o nível de insulina no sangue, auxilia no controle do nível da pressão arterial, ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a produtividade do seu dia e ajuda no processo anti-envelhecimento.

Jejum intermitente para emagrecer

A maioria das pessoas optam por utilizar o jejum intermitente para emagrecer,  isso acontece devido à diminuição de quantidade calórica ingerida durante o dia pois você terá menos tempo para consumir.

Seguindo um protocolo de 16 horas por exemplo, você fica 16 horas sem se alimentar, ou seja,  restam apenas 8 horas do seu dia para você se alimentar, fazendo com que a quantidade de alimentos seja consumida em menor quantidade.

Atenção e cuidados com o jejum intermitente

Antes de sair por aí praticando o jejum intermitente é fundamental procurar um médico, verificar se você está apto para Para poder praticar o jejum intermitente.

Além disso devemos ressaltar que, pessoas que fazem jejum intermitente devem evitar a prática de atividade física durante o período que estiver em jejum, pois o corpo fica mais sensível,  podendo ter uma queda brusca de pressão arterial ou até mesmo hipoglicemia.